De: Lucília Pinto - "Comemorações Oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas"

Submetido por taf em Quinta, 2006-06-08 23:54

Junto enviamos notícia relativa ao Espectáculo Multimédia "Manifestis Probatum II", cuja divulgação solicitamos e agradecemos antecipadamente.

Gratos pela atenção dispensada, subscrevemo-nos, atenciosamente.

O Departamento de Comunicação
Lucília Pinto, Instituto Multimédia
--
Espectáculo Multimédia Assinala Dia de Portugal

Inserido no Programa Oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, realizar-se-á, no próximo dia 10 de Junho pelas 22:00 h, na Praça D. João I, um espectáculo multimédia intitulado “Manifestis Probatum II”.
Trata-se de um espectáculo (de entrada livre) que, tomando o nome da bula papal que reconheceu a independência de Portugal, em 1179, irá desenvolver-se à volta de três ideias: identidade, cultura e cidadania. Num palco especialmente montado para o efeito, o bailado conjugar-se-á com poesia, música, imagens virtuais e sons, ingredientes da beleza multimédia para um espectáculo singular.
A autoria deste espectáculo pertence ao Instituto Multimédia e conta com a participação de cerca de uma centena de pessoas (professores, alunos, grupo de elocução, atletas acrobatas, artistas de movimento, coro) estando a direcção artística e técnica a cargo de João Lorga e Margarida Pereira.
Este “Manifestis Probatum II”, que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, tem a duração aproximada de sessenta minutos e conta com a participação de 22 artistas de movimento e 9 atletas acrobatas numa relação de cooperação estabelecida com o Centro de Formação de Desportos Gímnicos da Escola EB2/3 do Cerco do Porto.
O bailado terá como pano de fundo a temática da memória, da identidade e do mito da génese da nacionalidade portuguesa e será articulado a diversas composições poéticas conhecidas. Associado ao bailado, haverá a projecção de imagens dinâmicas de grande formato alusivas aos descobrimentos portugueses, a Luís Vaz de Camões, à cultura e à cidadania.
(...)