De: Luís Gomes - "O TGV do PS para 2009"
Ele vem aí, ainda vai parar em muitos apeadeiros, mas os nossos amigos socialistas estão cheios de vontade de fazer a viagem ao poder, por isso estão já na estação à espera do embarque... Segundo a imprensa, candidatos à locomotiva é o que não falta... mas vamos apenas a 3: Elisa Ferreira, Narciso Miranda e Nuno Cardoso.
Nuno Cardoso, teve aquela saída airosa que, com o queijo, as memórias se apagaram... então relembrando: no final do seu mandato deixou os buracos da Porto 2001 Carlos Alberto, D.João I, Infante, Praça dos Poveiros, Casa da Música... etc. etc. etc. e ainda nos deixou outro presentão o Plano de Pormenor das Antas! Se eu já acho aquilo ridículo, aterrados de prédios em cima da VCI, (com aquelas rotundas e túneis típicos de um país desenvolvido) imagino então se Rui Rio não tivesse pegado no touro pelos cornos... E o mamarracho do Parque da Cidade que está em tribunal? Bem nunca mais saíamos daqui...
Elisa Ferreira é uma incógnita a quem eu dou o benefício da dúvida. Não lhe vi grandes intervenções no Parlamento Europeu, mas quero prestar-lhe o meu reconhecimento por dar oportunidade a estudantes e universitários de poder aceder ao Parlamento Europeu. Igualmente tenho boa impressão dela como Ministra da Igualdade se a memória não me falha. Mas falta-lhe ainda o essencial, um projecto, um rumo, uma ambição. Será a única candidata em que, em caso de escolha do "aparelho", gostaria de ouvir as suas propostas.
Narciso Miranda é o paraquedista. Vai a todas. Só não sabe se tem o bilhete (entenda-se apoio do partido) para alguma das câmaras. O PS gosta tanto dele que só o atira para Gondomar ou Gaia que são casos quase perdidos. Honra seja feita, ele fez mais por Matosinhos do que qualquer autarca socialista fez por alguma câmara do Grande Porto. Só que o seu prazo de validade esgotou-se como autarca, teve, e muito bem, de dar lugar a outro. Talvez fosse útil ao seu partido noutro combate político!
Estão todos disponíveis, Nuno Cardoso a muito custo deixou a administração da Metro do Porto, Narciso não sabe em que comboio quer ir e não sabe se tem bilhete para algum deles, e Elisa vai aterrar nesta estação vinda de Bruxelas e com muita vontade de mostrar o que vale... mas está o PSPorto a trabalhar para algum deles?
Tenho as mais sinceras dúvidas, porque propostas alternativas, a última que me lembre foi a dos corredores BUS nos quais já vinham inseridos os vários Km dos actuais. Depois disso, talvez me esteja a falhar a memória... Não se vèem ideias, posições definidas, não temos visto uma postura de apoio à política de recuperação de bairros sociais ou ao programa de apoio aos arrumadores, deambulantes e excluidos da nossa sociedade. Mais grave do que isso, não vi uma única palavra sobre os constrangimentos burocráticos sobre a recuperação da Baixa que em muito dependem do Governo Central. Não vi uma posição clara sobre o Bolhão, o Palácio de Cristal... Agora vêm com a última novidade: o referendo local... Até custa a acreditar! Não promoveram referendo ao Tratado Europeu, à Regionalização, e agora propõem um referendo local! Eu para além de referendar a privatização da gestão de alguns equipamentos colocava também a votação nesse referendo a seguinte pergunta: "Acha esta oposição muito má ou inexistente?"
Pouco me importa se o Bolhão vai ser quadrado ou redondo, se se vai reconstruir o interior, ou se vai parecer muito um centro comercial! O que importa a mim e muitos dos portuenses é que o PS Porto responda perante os seus eleitores o que dizer de portajar as ligações Norte (Viana), Este (Paços de Ferreira) e Sul (Aveiro), e o que dizer do flagelo que é o desemprego na Região Norte! O que importa a mim e aos portuenses é quando vão ter um transporte público em condições para Gondomar, para Valongo, para Águas Santas, para a Boavista, para Rio Tinto!
P.S. (ironizando com a sigla): O Sócrates vem aí! Vamos todos dar vivas de alegria pelo estado em que o Norte do País se encontra e pelo que ainda vem este ano!
Luís Alexandre Gomes