De: Osso - "A Morte do Norte!"

Submetido por taf em Sexta, 2008-03-14 16:44

A criação de portagens nas SCUT que rodeiam a cidade do Porto vai ser a sentença de morte da região Norte, muito mais do que o isolamento do Porto. Não fosse esta a região mais fustigada pelo desemprego e muito dependente (pelo menos outrora o terá sido) da indústria, verifiquem que as duas SCUT que irão ser portajadas (A28 e A42) ligam a cidade do Porto a Viana do Castelo e a Lousada, respectivamente. Ambas atravessam e servem áreas com desenvolvimento industrial considerável, como os casos de Esposende (no caso da A28) e Paços de Ferreira (na A42). Verifique-se que as portagens instaladas nestas vias irão restringir os acessos de muitas empresas ao Porto de Leixões, o que tornará mais dispendioso o transporte tanto de matéria prima como de produtos finais.

Este acaba apenas por ser mais um ponto de vista, no meio de tantos outros como o da Câmara Municipal da Maia ou a ausência de alternativas. Pelos critérios impostos pelo Governo as portagens deveriam ser abolidas entre Braga e Guimarães; entre Porto e Braga; entre Porto e Amarante; entre Porto e Guimarães; entre Guimarães e Póvoa. Em suma, não deveriam existir portagens no Norte (a fazer fé nos critérios estabelecidos pelo Governo, como é o caso de um tempo de percurso superior em 30% pelo trajecto alternativo). Mas que as coisas sejam feitas sem clareza, já nós estamos habituados...

Este texto também pode ser lido em: A Culpa é do Médico
assinado: ossopartido
--
Nota de TAF: o autor do texto, apesar de se ter identificado perante o moderador do blog, prefere manter publicamente o anonimato adoptando um pseudónimo.