De: Luís de Sousa - "Concursos pra que te quero?"
Estive presente numa inauguração, que afinal não foi! Para ver uma praça, que afinal não é! Que vai ter luz que afinal não tem! Que vai ter bancos que afinal já tinha!
É assim que se resume a suposta inauguração, que hoje 7 de Junho, decorreu na Avenida dos Aliados "renovada" pelo arquitecto Siza escolhido pela Metro do Porto na Figura do Arquitecto seu responsável Eduardo Souto Moura para projectar este espaço nobre da cidade.
Interpelando nessa "inauguração" o Administrador não executivo, um termo ao qual acho uma certa piada, de uma série de empresas públicas e por coincidência o Presidente da Câmara Municipal do Porto, o Dr Rui Rio, perguntei-lhe para quando o regresso dos concursos públicos para obras promovidas pela Câmara como a requalificação do espaço público ou outras obras de cariz social, de forma a dar oportunidade a jovens arquitectos e a arquitectos menos consagrados de lançarem suas propostas e deste modo valorizar mais essas mesmas obras.
A resposta foi feita com uma pergunta:
Acha que um jovem arquitecto tem capacidade para mexer num espaço como a Avenida dos Aliados por exemplo?
Ripostei com uma segunda pergunta:
Se para se ter competência para projectar era preciso ter mais de 50 anos, na cabeça do iluminado, com que idade um político teria competência para governar?
O Silêncio foi a sua resposta.
Assim fica claro para todos, meus amigos, nas obras Camarárias da Cidade do Porto só projectam arquitectos na terceira idade consagrados, ou amigos destes.
Cumprimentos
Luís de Sousa