De: TAF - "A Região e o Desemprego"

Submetido por taf em Sexta, 2008-02-22 10:19

Porto Oriental, visto de Gaia


Estive ontem em mais um Olhares Cruzados Sobre o Porto. Falou-se sobre o Desemprego, com uma apresentação inicial de Pilar Gonzalez sobre estatísticas que se poderiam resumir a "o panorama é mau a nível nacional, mas no Norte é ainda pior sob qualquer ponto de vista que se escolha". A seguir Alberto Castro moderou um debate morno entre António Pires de Lima e o P. Lino Maia.

Já no carro, à vinda para casa, estive a tentar encontrar uma analogia que me permitisse explicar aqui no blog o que senti. Apesar de detestar comparações futebolísticas, não consegui melhor do que dizer que estiveram a empatar a bola a meio campo, sem saber de que lado era a baliza. Ou seja, não é seguramente dali que vem o estímulo para uma mudança pois desconhecem totalmente qual ela poderá ser. Pareceram-me completamente perdidos, sem sequer saberem passar a bola a quem queira/saiba finalmente marcar golos. Não é que tenham dito nada de especialmente errado ou com o qual eu esteja em desacordo, pelo contrário. Mas ficaram mais uma vez pelo diagnóstico, sem terem tido a inspiração para propor soluções concretas. Vão ter que ser "arrastados" por quem tenha capacidade de provocar evolução e, com esse enquadramento, poderão certamente dar contributos válidos.

Eu bem tentei ajudar recomendando a prioridade à Justiça por oposição à Educação, recomendando a saída de docentes da Universidade para iniciativas empresariais (sem ser daquelas que apenas servem para realizar contratos com o Estado, continuando a sugar os nossos impostos), recomendando a cooperação entre os actores da sociedade civil para iniciativas de empreendedorismo social (com fins lucrativos, porque o dinheiro é uma ferramenta que alavanca o desenvolvimento), e recomendando finalmente um projecto motivador que poderia ser a integração de Gaia no Porto.

Foi preciso no fim alguém (que não consegui identificar) da assistência insistir para obter a palavra por uns instantes e lembrar à Universidade Católica o seu especial dever, tendo aliás cursos de Gestão, de se dedicar às questões sociais na Economia, apontando com isso soluções para um desemprego que irá seguramente subir ainda mais.


Na Igreja da Sra. do Porto