De: José Pedro Lima - "Eu ouvi, não acreditei mas agora li e tenho de acreditar"
Há coisas que são tão inacreditáveis, ouvimos barbaridades tais, que às vezes pensamos que ouvimos mal ou que o nosso rádio do carro sintoniza alguma estação de Marte. Ouvi esta notícia ontem no rádio do carro e sinceramente pensei estar a ouvir mal.
Vem isto a próposito do caso da ABZHP que tenta (como creio que é seu dever como Associação) contornar a lei do tabaco. Nada mais normal, uma associação tenta tudo para influenciar/contornar uma lei que entende desfavorecer os seus associados. Não sou nem nunca fui fumador, mas se tivesse um bar havia de fazer de tudo para que se pudesse fumar lá dentro naturalmente. Tenho bastantes dúvidas sobre a possibilidade e a validade da passagem de Bares a Associações como propõe o Presidente da ABZHP mas não tenho dúvidas sobre a legitimidade deste tentar contornar a lei em benefício dos seus associados (bem como a legitimidade da ASAE/DGS de se oporem a estas interpretações).
Segundo a TSF, uma personagem chamada Manuel Vilar Macedo presidente da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, acha isso uma “patetice”. Estará no seu direito. O que já me espanta é a argumentação. É uma patetice “… por manifestar um espírito de fraude à lei muito típico dos cidadãos do Norte de Portugal e que deveria ser erradicado"!!!
Eu sou um cidadão do Norte e não tenho nenhum “espirito de fraude à lei”, esta ou outra qualquer, e de certeza não mais que um do Centro, Sul e Ilhas. Talvez o Sr. Manuel fale com conhecimento de causa e falará por si. O que eu sugiro é que aja de acordo com as suas palavras, se mude para o Sul e não venha chatear quem é do Norte. Quanto às associações que eventualmente estejam “federadas” nesta federação creio que só resta demitirem o seu Presidente ou se demitirem a elas mesmas da sua federação. Ficamos todos felizes: o Sr. Manuel poderá conviver com pessoas que não tenham espírito de fraude à Lei, e nós ficamos livres do Sr Manuel, contribuindo para que todos respiremos melhor. É que há quem polua bem mais que um fumador inveterado.
Para quem leu e não acreditou que o nosso país ainda alberga personagens destas aqui no Norte, está aqui o link.