De: Correia de Araújo - "Respostas às minhas dúvidas"
O Mercado do Bolhão vai manter a sua traça original? Sim, manterá a traça original e vai partilhar a área comercial tradicional com novas lojas, cerca de metade das quais de cultura, lazer e restauração.
A demolição do miolo interior é necessária? Os estudos apontam para que seja uma inevitabilidade.
Está previsto estacionamento subterrâneo? O projecto prevê dois pisos subterrâneos para cargas/descargas e estacionamento, com capacidade para mais de 200 automóveis, e um piso intermédio entre os dois actuais pisos comerciais.
É só o projecto da TramCroNe que contempla estacionamento subterrâneo? Não! O projecto do Arq. Joaquim Massena também aponta no sentido da criação de estacionamento em cave e subcave, acrescentando "elevadores e escadas rolantes para uma cómoda mobilidade dos visitantes e comerciantes".
E quanto à fachada do edifício? A fachada vai manter-se e, nos torreões do edifício, surgirão pequenas habitações complementares.
Habitação? Sim, embora aqui em número reduzido. Mas não é mais habitação na Baixa que todos desejam e reclamam?
O que está previsto para os diferentes pisos? Para além dos já referidos para estacionamento, teremos lojas-âncora e de conveniência, nos pisos zero e um, ambos cobertos; no piso dois ficarão instalados quer a restauração quer o comércio tradicional, com entrada pela Rua de Fernandes Tomás, piso este a céu aberto ainda que com a possibilidade de uma cobertura amovível.
Será mais um Centro Comercial na Baixa? Não, porque um centro comercial, puro e duro, não tem, simultaneamente, apartamentos, serviços, mercado tradicional, restauração, áreas de cultura e de lazer.
Então o que se pretende? Talvez devolver a ideia, ou reintroduzir a moda, de se voltar a ir ao mercado, como já hoje acontece em alguns países europeus.
Um mercado à semelhança do londrino Covent Garden? Sim, pela sua multifuncionalidade e diversidade tem todas as condições para ser o "nosso" Covent Garden.
E a polémica em torno deste projecto? Será, porventura, e uma vez mais, o Mercado transformado em Bolhão Eleitoral (BE)!?
Correia de Araújo
--
Nota de TAF: Sérgio Rui Caetano recomenda este post a propósito da TCN.