De: Cristina Santos - "Shoppings? Dinheiro para deitar fora?"
Considero que se avaliarmos o Plaza dentro da ideia geral que temos dos shoppings, o espaço ficou aquém das expectativas, revela-se até um fracasso, pouco frequentado, lojas fraquinhas. É apenas um motor para o Via Catarina e para a Media Markt, ou um espaço para clientes cansados como eu, que vão lá comprar Diablos, Cubos mágicos e coisas do passado nas várias lojas da mesma marca, que existem nos diversos pisos.
Penso que é prova de que a era comercial nestes moldes está esgotada, a instalação de mais um shopping no Bolhão é uma ideia de investidores tolinhos e de autarcas dos anos 80, podem até prometer gourmet, requinte, eleição, mas no fim as lojas não vão aparecer porque já não têm interesse. Os cinemas, por exemplo, podem ser um bom investimento mas para filmes infantis, de resto a geração coca-cola está um pouco farta, prefere o Teatro ou o DVD.
Devíamos tanto quanto possível fazer um regresso ao passado, apostar na diferença, shoppings mandem para Viseu, Vila Real, aqui devíamos apostar em cafés com telas e projectores onde se lêem artigos de blogs, informação, quadros, arte, tertúlia, e estou a revelar-vos aquilo que pretendia um dia fazer em Mouzinho, com chão de madeira e tectos de estuque, com painéis onde os poetas que ainda restam podiam escrever a sua mensagem. Um Porto honesto, com as suas próprias ideias e convicções.
A TCN devia agradecer a estes movimentos, estão tentar evitar-lhes grandes prejuízos.