De: Rita Cardoso - "Mercado do Bolhão - agir e não baralhar!"

Submetido por taf em Domingo, 2008-01-27 01:15

Como se esperava mais uma vez, as entidades públicas estão fora do tempo. A Ordem dos Arquitectos já devia ter emitido voz há muito. Antes vieram os gestos cívicos em frente à Câmara, vieram manifestos, várias sessões de esclarecimento, entre as quais a última no Ateneu Comercial do Porto, organizada pelo arquitecto Manuel Correia Fernandes..., os meios de comunicação já derrubaram muita tinta informativa, a promotora imobiliária já referiu que vai realmente demolir todo o interior e transformá-lo num shopping, hipermercado... e:

eis que a Ordem dos Arquitectos, decide agora debater.
E pretende debater o programa da SRU e projecto da TCN... eu pergunto-me a mim mesmo nesta calma noite fria: não há uma posição mais urgente a ser tomada? A demolição do Bolhão tem de ser travada! Já todos sabemos que o programa da SRU é especulativo e o projecto da TCN corresponde inevitavelmente a essa especulação.

No Ateneu Comercial, a arquitecta Anni Gunther, em representação da FAUP e do do concurso de arquitectura elaborado em 1992, para a Reabilitação do Mercado do Bolhão, alertou para a importância, num concurso público, de um programa justo e criterioso, composto por um júri de excelência, por forma a escolher o projecto vencedor. Foi o que se sucedeu em 1992, com a Câmara, com representantes dos comerciantes, o IPPAR, FAUP e outras personalidades como Siza Vieira, a fazerem parte do júri de concurso. No então concurso, o caderno de encargos era extenso repleto de estudos, foi elaborado pelo Centro de Estudos da Faculdade de Arquitectura do Porto, pela arquitecta Anni Gunter e apontava para o Mercado enquanto equipamento chave, no desenvolvimento da malha da cidade. Deveria ser encarado como o pólo cultural e alimentar do Porto e "o projecto vencedor foi o que melhor apontou para esse programa".

Não se entende esta falta de esclarecimento por parte da Ordem dos Arquitectos! Depois de tanto esclarecimento ao longo destas 3 semanas, cabe-nos agir e não baralhar! O Bolhão vai ser demolido! Vamos agir para travar este acto!

Rita Cardoso