De: Alexandre Burmester - "Mercado do Bolhão"
Toda esta discussão sobre o Mercado do Bolhão seria se calhar esvaziada se a Câmara aprendesse de uma vez por todas a tornar transparentes estes processos. Dá-me vontade de dizer que todos gritam e sem razão. Mas se calhar os gritos têm toda a pertinência, e a Manifestação prevista também.
Se calhar o facto de a Câmara não querer divulgar o projecto “ganhador” é porque este provocará uma discussão ainda maior. Realmente torna-se esquisito pensar como é que se vai reabilitar o mercado, com a construção de dois pisos em estacionamento, um piso intermédio, e ainda habitação nos pisos superiores. Já para não referir a aparente conflitualidade de usos, gostaria de perceber como se vai construir dois pisos debaixo do mercado sem promover a sua destruição. Bem sei que é possível tecnicamente, mas também sei a que preços.
Com tantas dúvidas vindas a público, porque será que a Câmara insiste em não tornar claro este processo? Porque que será que não mostra o projecto? Alguém saberá?
Em vez de o “Movimento cívico” se manifestar contra o que não conhece, deviam aproveitar para se manifestar exigindo da Câmara uma atitude de transparência e de clareza processual, tornando público todo este processo. E devia a Câmara parar de continuar a passar-nos a todos este atestado de cidadãos incompetentes.
Alexandre Burmester