De: Correia de Araújo - "Assustador!"
A ideia do bom e do grande parece não agradar a muitos portuenses (gaienses?). Mas grande? O quê?... A Avenida dos Aliados?
Premissa: assustadora a ideia de transformar a Avenida dos Aliados num GIGANTESCO "shopping mall".
Afinal de contas... o que é que a Avenida dos Aliados tem, em termos de extensão, que possa inquietar tanto?! Então, assim sendo, sobre a Avenida da Liberdade, em Lisboa, podemos dizer que estamos perante um gigantíssimo "shopping mall", e, nessa mesma lógica, os Campos Elísios, em Paris, serão gigantitíssimos. Na verdade, a dimensão de cada um destes espaços é proporcional à realidade das cidades onde se inserem e, só deste modo, poderão ser equiparáveis.
Entretanto, um pequeno apontamento (com algum preciosismo): a grande sala de visitas do Porto, que se estende da Câmara Municipal até às Cardosas, não se confina apenas à Avenida dos Aliados mas inclui, também, a Praça da Liberdade e a Praça Humberto Delgado. Portanto, a Avenida dos Aliados, em si, até nem será assim coisa tão grande ou gigantesca. Porém, este conjunto podia hoje ser bem maior, não fora a construção do "Edifício dos Paços do Concelho" que interrompeu a sua continuidade para Norte. Isso, sim, podia ter sido gigantesco... e, quiçá, apropriado!
Nota final: as palavras "gigantíssimo" e "gigantitíssimos" foram aplicadas apenas para ilustrar e, consequentemente, não devem ser usadas na escrita corrente.
Correia de Araújo