De: Nicolau Pais - "«Uma Cidade como o Porto nunca terá um bom trânsito»"

Submetido por taf em Quinta, 2007-12-20 23:08

A "desalentada" afirmação é do Presidente Rui Rio, em Abril de 2005, a 5 meses das eleições em que seria reeleito, em Outubro desse mesmo ano. Nesta mesma conferência promovida pela Universidade Lusíada do Porto subordinada ao tema "Porto, uma Cidade em Expansão", e quando questionado por um estudante sobre as linhas de força que o "próximo presidente da Câmara do Porto deverá seguir", Rui Rio defendeu que "devem permanecer como bandeiras" a inclusão social, a reabilitação urbana e a mobilidade. O artigo ainda pode ser lido na íntegra aqui.

Dois anos após a reeleição, chamo a vossa atenção para o artigo do JN sob o título "Números Alucinantes" onde é eloquente o resumo estatístico dos vários estudos sobre tráfego no Porto (VCI e não só) e Grande Porto (A28, A29, etc...), e, porque me importo, deixo na ar as minhas perguntas na esperança vaguíssima que possam despertar do torpor pré-rabanadas, a oposição (também ela eleita, também ela paga):

  • - Quanto custam os desperdícios em euros queimados em intermináveis filas de trânsito?
  • - Que mensagens saem de eventos como o Grande Prémio Histórico do Porto?
  • - Onde pára a reabilitação? (não confudir com animação, útil mas efémera...)?
  • - Se a inclusão social é um de três eixos programáticos para um mandato, porque não dotá-la de verbas?

Cumprimentos e Boas Festas.
Nicolau Pais

PS: Por lapso escrevi "Quatro anos após a reeleição", quando obviamente se trata de "Dois anos após a reeleição". As minhas desculpas, e renovados votos de Boas Festas a leitores, participantes e fundadores.
--
Nota de TAF: corrigido. :-)