De: António Alves - "Redundância"

Submetido por taf em Terça, 2007-12-11 22:57

Linhas de Metro
Legenda:
Traçado a vermelho - Linha Vermelha do Metro.
Traçado a verde escuro - Linha Verde do Metro.
Traçado a amarelo - Linha Amarela do Metro.
Traçado a amarelo pontilhado - Prolongamento projectado da Linha Amarela do Metro em direcção à Maia.
Traçado a branco - Linha Senhora da Hora - São Mamede - HSJ (em túnel) sugerida pela FEUP.
Traçado a verde claro - Linha de Leixões.


Segundo o JN de hoje, a FEUP apresentará amanhã o estudo com as sugestões para a segunda fase da rede de metro. Essas sugestões confirmam uma linha que há tempos atrás já tinha sido avançada por responsáveis do Partido Socialista. É uma linha em túnel da Senhora da Hora ao Hospital de S. João via São Mamede Infesta (o traçado branco na imagem). A mim essa linha parece-me redundante, um desperdício de recursos e uma duplicação desnecessária de infraestruturas. Devia-se antes estar a pensar na reintrodução do serviço de passageiros na Linha de Leixões (traçado verde claro) que, como podem observar na imagem, se cruza várias vezes com a rede de metro. Esta linha, que liga de modo contínuo a Estação de S. Bento a Matosinhos, reabilitada para o serviço de passageiros e a funcionar em intermodalidade com o Metro, tornaria desnecessária a construção da nova linha sugerida. Em vez de se gastar vários milhões numa nova linha em túnel seria mais racional reaproveitar o que já existe.

Pelo que se também lê no citado jornal, o estudo insiste na Linha da Boavista, embora aqui abra espaço para o canal Campo Alegre. A persistir a solução Boavista, em conjunto com a nova Linha Sª da Hora - HSJ, parece-me um estudo com sugestões salomónicas: uma Linha para os autarcas do PS (Sª da Hora - HSJ) , outra para o doutor Rui Rio (Linha da Boavista). Ficamos todos satisfeitos!

A proposta da linha circular interna é excelente e deverá ser forçosamente para levar para a frente. Adivinham-se muitas batalhas até isso ser conseguido.

António Alves