De: Correia de Araújo - "Prós e Contras..."

Submetido por taf em Terça, 2007-11-27 23:57

Antes de mais... e ainda que para apresentar uma visão diametralmente oposta à minha, saúdo o regresso de Alexandre Burmester que, salvo erro ou omissão, tem andado um pouco arredado destas nossas lides da escrita.

Depois, bom, depois... começo por dizer que sou, por temperamento, um optimista. Daí, talvez, a razão por que estou mais vezes a favor... do que contra... (até mesmo em relação à política de Rui Rio, com a qual vou discordando... ainda que parcialmente). Tenho, por isso, a minha pequena lista de prós e contras (eis alguns exemplos, bem actuais):

  • - Estou com a petição a favor da Base da Ryanair, no Porto.
  • - Idem, em relação à continuidade dos cinemas no Shopping "Cidade do Porto".
  • - Estou com a versão inicial da Câmara para a Via Nun'Álvares, porque defendo que aquela Via não pode ser uma oportunidade perdida, da qual, no futuro, nos possamos vir a envergonhar. Vielas, Calçadas, Ruelas... temos, felizmente muitas, no casco velho do nosso Porto. Aquele novo traçado, porém, deve permitir rasgar novos horizontes. Ponto final!
  • - Mas, por exemplo, já sou contra o bota-abaixismo, leviano e inconsequente.
  • - Como sou contra a demolição do Shopping "Cidade do Porto", etc., etc.

1. Ah! Já agora, e a propósito do "Cidade do Porto", aproveito para sugerir um livro que pode ser uma bela prenda de Natal (passe a publicidade)! "Portugal Visto do Céu" é um livro da Editora "Argumentum", coordenação e fotografia da responsabilidade do Arq. Filipe Jorge e um epílogo do Arq. Nuno Portas. Neste livro, detive-me em especial nas imagens aéreas do Porto e, de um modo ainda mais particular, numa foto onde se via toda a zona do Bom Sucesso, com especial enfoque no polémico Edifício do bota (ou não) abaixo. Devo dizer que discordo dos que definem aquela construção como um "quisto urbano". Bem pelo contrário, o seu enquadramento está equilibrado, harmonioso e integrado! A sua falta, ali, naquele espaço, far-nos-ia recuar ao tempo do "ground zero" outrora existente.

2. A propósito do artigo de opinião de António Barreto, aqui fica outro do género, da lavra de João César das Neves... bem mais pequeno, mas igualmente interessante.

Correia de Araújo