De: João Paulo Peixoto - "Andar de metro... Z2 ou Z3"
Esta semana, o meu filho foi abordado pelos fiscais do metro que verificaram que o seu título de viagem era um Z2 em vez de um Z3, e portanto incorria em pena de multa... O rapaz alegou que tinha esquecido o passe, e comprou o bilhete Z2 porque pensava que chegava para a sua viagem. Depois de 1 hora de detenção em que verificaram seus documentos de identificação, incluindo a assinatura mensal no sistema de computadores da empresa, sentenciaram que o “detido” deveria paga uma multa de 95€ (sim, NOVENTA E CINCO EUROS!...) que poderia ter um desconto, sendo apenas de 60€ (SESSENTA EUROS) caso a coima fosse liquidada em 6 dias!...
O rapaz ficou atónito, tanto quanto o polícia que acompanhou o sucedido, que até o aconselhou a reclamar... Reclamar para onde? Como pode o metro cobrar uma multa deste calibre, por um engano?
Já repararam na confusão que é andar de metro no Porto? Tem que se tirar um curso para entender todo o sistema de zonas, de C1, C2, Z2, Z3, etc., ou pedir a alguém que o ajuda a tirar bilhetes... Nunca vi metro assim... Em qualquer cidade europeia, paga-se um bilhete único quando se entra no túnel que vale até à saída seja ela qual for... E, em grande parte dos casos, o bilhete de transporte público urbano dá para 1 hora, independente do número de viagens e dos veículos usados, sejam eléctrico, autocarro ou metro. Imagino os turistas quantas vezes não terão prevaricado por aqui, e até eu, ou qualquer um de nós... Pois fiquem atentos, que são 95 euros, sem apelo nem agravo!
Cumprimentos e agradecimentos ao TAF e restantes "opinadores", que me facultam um melhor conhecimento da minha cidade.
JP Peixoto
aquiperto@hotmail.com