De: Pedro Aroso - "Alterar o 73/73 para continuar tudo na mesma"
Paula Morais:
Embora não te conheça pessoalmente, tenho lido com muito interesse as tuas intervenções neste blog, pelo que aproveito a oportunidade para te felicitar pelo entusiasmo (às vezes um pouco ingénuo) com que abordas as questões ligadas à Arquitectura e ao Urbanismo.
A propósito do teu post com o título "A exclusividade da Arquitectura para os Arquitectos e a situação na cidade do Porto", gostava de relembrar o seguinte:
1. No tempo em que o Eng. Nuno Abecassis era Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Executivo aprovou uma deliberação impondo que todos os projectos de Arquitectura fossem obrigatoriamente elaborados por arquitectos. Essa decisão ainda está em vigor.
2. Na mesma altura, por iniciativa do Arq. Vasco Morais Soares, então deputado Municipal na Câmara do Porto, foi aprovada uma deliberação idêntica, imediatamente contestada pela Secção Regional dos Engenheiros. O Dr. Fernando Cabral, então presidente da Câmara do Porto, cedeu à pressão dos engenheiros e tudo voltou a ficar como dantes.
3. Há tempos sugeri aqui na "Baixa" que o Dr. Rui Rio seguisse o exemplo de Lisboa. É óbvio que não fez caso nenhum.
Eu não tenho ilusões a respeito desta questão... Com petição, ou sem petição, vai continuar tudo na mesma, porque as alterações ao 73/73 vão ser apenas cosméticas.
Pedro Aroso