De: David Afonso - "As Jornadas Europeias do Património"
É daquelas coisas. Andava aqui a remoer o assunto, mas fui adiando à espera de uma data mais próxima do evento, até que o PÚBLICO antecipou-se-me. Estou a falar da participação do Porto nas Jornadas Europeias do Património 2007 que decorrerão de 28 a 30 de Setembro em toda a Europa e, claro está, em todo o país. O caso é que apenas havia uma única iniciativa anunciada para o Porto. É preciso dizer, no entanto, que este evento é de grande qualidade e será uma justa homenagem a um ilustre fazedor de cidade: Marques da Silva. Deixo aqui o programa para poderem avaliar melhor o que é proposto:
TEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO
VISITA GUIADA AO TNSJ
28 Set. 18h30 / Público-alvo: público em geral
"O TEATRO DE SÃO JOÃO E JOSÉ MARQUES DA SILVA: INSERÇÃO URBANA, PROJECTOS E SEU DESENVOLVIMENTO"
28 Set. 19h - 23h / Público-alvo: público em geral
Conferência pelo Professor António Cardoso
"MEMÓRIA E DIFERENÇA NA RECONSTRUÇÃO DO TEATRO DE SÃO JOÃO"
29 Set. 16h / Público-alvo: público em geral
Conferência pelo arquitecto Luís Soares Carneiro
VISITA GUIADA AO TNSJ
29 Set. 17h / Público-alvo: público em geral
Com o arquitecto João Carreira
"TEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO, 1798-2007: ALGUMAS APROXIMAÇÕES À HISTÓRIA DE UM TEATRO NA SEGUNDA CIDADE DO REINO"
29 Set. 18h30 / Público-alvo: público em geral
Conferência pelo crítico e investigador teatral Paulo Eduardo Carvalho.
EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE MARQUES DA SILVA
28 e 29 Set. 14h - 19h / Público-alvo: público em geral
Organização: Teatro Nacional São João; Instituto Arquitecto José Marques da Silva
Informações e inscrições: mediante inscrição prévia. Telf. 22 340 1950/51
No entanto, uma única iniciativa, num único local e monotemática é de uma míngua aflitiva para quem até é Património da Humanidade e tudo. Temos razões para ficarmos embaraçados quando olhamos para o programa de Lisboa, mas também quando olhamos para o de Barcelos, Braga, Évora, Guimarães, Leiria, Oeiras, Resende, Santiago do Cacém, Sintra e Tomar! Afinal de contas, qual é o nosso campeonato? Entretanto, a responsável do Igespar (organismo que organiza e coordena este evento) virou-se para o providencial suspeito do costume: a CMP não respondera ao convite. Todavia, o que é verdade é que a Câmara também tem um programa para a comemoração do património (ver Agenda do site municipal). Não deslumbra, mas é um contributo que vem diversificar a oferta. Já agora, fica também aqui o programa da Câmara:
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2007
Visitas Guiadas - Data: De 26 a 28 de Setembro
Porto. Património na Freguesia de São Nicolau.
A abrir o programa das Jornadas Europeias do Património - 2007, o Auditório da Casa do Infante acolhe três conferências. Servem de aperitivo às visitas guiadas que decorrem nos dias seguintes. Terão por temas e oradores:
Dia 26 de Setembro
- Porto da Época Moderna - Amândio Barros, Professor Universitário
- Rua do Infante Dom Henrique - José Ferrão Afonso, Professor Universitário
- Casa do Infante - Manuel Luís Real, Director do Departamento de Arquivos da CMP
Local: Auditório da Casa do Infante, na Rua da Alfândega, 20 / Hora: 18h00
VISITAS GUIADAS NA FREGUESIA DE SÃO NICOLAU
Quinta-feira, dia 27, 15h00: Rota das Capelinhas - por Orquídea Félix
Ponto de encontro: Capela do Senhor Jesus da Ascensão/ Capela da Lada
Sexta-feira, dia 28, 15h00: Rota dos Conventos - por Manuel Graça
Ponto de encontro: Igreja de São Lourenço (Grilos)
Domingo, dia 30, 15h00:
- Rota das Obras Urbanísticas - por Susana Barros
Ponto de encontro: Largo de São Domingos
- Rota do Tempo - por Manuela Pinto da Costa
Ponto de encontro: Mercado Ferreira Borges
Para o público em geral.
Gratuito, com marcações prévias: Casa Tait, Rua de Entrequintas, 219, 4050-240 PORTO | telefone: 226057000 -Extensão 1911 | correio electrónico: dmpc@cm-porto.pt
O que se passou então aqui? Como é possível que duas entidades sustentadas pelo erário público não sejam capazes de comunicar entre si? O que haverá de tão complicado e extraordinário em conciliar agendas?! Quanto não nos custará esta brincadeira de ter duas equipas a trabalhar cada uma para seu lado? Maria Resende (Igespar) tenta desculpar-se, dizendo que a Câmara não terá enviado o seu programa dentro do prazo. Fraca desculpa é porque vem justamente do organismo que não conseguiu cumprir os prazos para enviar o programa nacional para divulgação na Europa. Como já aqui tinha dito, Portugal e a Federação Russa foram os únicos que não apresentaram a sua programação aos restantes 47 países participantes. Tenho cá para mim que estamos perante o ridículo de assistir a uma discussão de pontualidade entre dois atrasados. Vamos ver se em 2008 fazemos uma coisa em grande e mais barata? Tipo uma equipa mista CMP/Igespar? O cidadão e a sua carteira agradecem.
PS: Também reparei no anúncio de divulgação da tarde de inaugurações na Miguel Bombarda que foi publicado pela CMP/Porto Lazer. Creio que é a primeira vez que vejo a Câmara a esboçar um gesto de apoio a estes galeristas. Fica o gesto registado e aprovado. Todavia, a grande questão continua por resolver: a Rua Miguel Bombarda precisa de ser requalificada quanto antes. Já temos projecto, agora só falta que a Câmara se mexa. Por isso: Sr. Vereador, se faz favor, ponha o pé no acelerador!
David Afonso
davidafoso@quintacidade.com