De: Alexandre Burmester - "A rua é vossa"
A reabilitação da Baixa nem se faz por decreto, nem apenas pela Câmara ou a SRU. Neste amplo processo contam muitas outras instituições e pessoas. Rapidamente diria que faz parte deste processo o IPPAR, a Associação dos Comerciantes, os STCP, o Metro, as Empresas, os investidores, os proprietários, os Bombeiros, a PSP, etc...., e todos nós. O que tem forçosamente que existir é uma estratégia conjunta que faça com que todos tenham objectivos comuns, e não andem constantemente uns a fazer para um lado e outros para o outro.
Culpar a Câmara por tudo também não serve, acredito que na maioria dos casos nem sequer faz ideia das oportunidades que desperdiça, apenas porque não podem os seus responsáveis ir a tudo e a todos. Mas compete-lhe com certeza concertar estas posições.
O caso da PSP não permitir o fecho da rua deve-se ao simples facto de a polícia não ter qualquer sensibilidade ao problema da reanimação da Baixa, por serem urbanamente ignorantes, e por não terem ninguém que lhes explique. Bastaria uma simples explicação.
Mas se ninguém lhes explicar e se não entenderem a bem, lembrem-se que nem a rua nem a cidade é deles, é nossa. E a Cândido dos Reis no dia 5 é vossa.