De: Pedro Aroso - "Abaixo-assinado sobre a Via Nun'Álvares"
Cara Eng.ª Luísa Moreira
Antes do mais, obrigado pelas suas palavras. O Luiz lia sempre com redobrada atenção as suas intervenções aqui na “Baixa” e. tal como eu, admirava muito a sua coragem.
Devo dizer-lhe que estou cada vez mais apreensivo em relação ao plano da Via Nun'Álvares. Como está recordada, o Vereador Lino Ferreira apelou à participação de todos na discussão pública mas, nos debates já realizados, sempre que alguém manifesta reservas ao “plano”, o vereador exalta-se, argumentando que o Professor Doutor Engenheiro Urbanista e Mais-Não-Sei-o-Quê é o melhor do mundo, e que nós somos todos um bando de analfabetos, por isso não tolera críticas. O episódio mais deplorável aconteceu precisamente na sequência da intervenção do Luiz Botelho Dias, na reunião pública da Assembleia de Freguesia de Nevogilde, realizada no dia 25 de Julho, o que motivou a indignação e o protesto generalizado das pessoas que se encontravam na assistência.
A sua ideia de promover um abaixo-assinado parece-me interessante e pertinente, mas talvez seja um pouco prematura, porque a procissão, ou melhor, a discussão, ainda vai no adro e eu espero que prevaleça o Bom Senso. A última palavra cabe ao Dr. Rui Rio e ele, por certo, não vai querer embarcar num disparate, que a cidade jamais lhe perdoaria.
Aproveito para informar o António Dário Ramos que o próximo encontro da Comissão de Acompanhamento é privado, mas que todas as sugestões que nos quiserem fazer chegar serão bem-vindas.
PS: Há cerca de um mês atrás tive oportunidade de falar com o Rui Moreira sobre este assunto, e o que ele me disse foi que não voltaria a pronunciar-se publicamente sobre a Via Nun'Álvares. Eu compreendo perfeitamente a sua decisão porque ele é, seguramente, um dos principais lesados com o traçado da auto-pista.