De: Ana Gil - "Um exemplo?!"
1. Ontem estive na reunião promovida pela Junta de Freguesia de Nevogilde, não na qualidade de moradora ou proprietária, mas como arquitecta interessada em todas as questões ligadas ao Urbanismo.
2. O modelo de planeamento que nos foi apresentado pelo Vereador Lino Ferreira vai, de alguma forma, ao encontro daqueles exemplos que me foram mostrados ao longo do Mestrado de Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano, no ano lectivo de 2005/2006. As formas de fazer cidade não variam drasticamente. Falo de governância, parcerias, participação e discussão pública.
3. No entanto, por aquilo que me foi dado ver, o plano resume-se a uma planta com o traçado da Av. Nun'Álvares (o mesmo que já aparecia no PDM), ficando por esclarecer o modo de articulação dessa nova via com a rede viária existente. Quanto a volumetrias e tipologias de edificação, apenas são apresentadas manchas de zonamento.
4. Sem querer pôr em causa a competência técnica do seu autor, não posso deixar de manifestar a minha preocupação perante tão grande ausência de informação. Tomando como exemplo alguns planos de pormenor que tive a oportunidade de avaliar, posso afirmar que todos eles continham um leque bastante alargado de informação basilar para a sua apreciação. Falo de objectivos gerais e específicos, relatórios de análise e observação do território, programa, perfis, implantações, cérceas, hierarquia viária e respectivos sentidos.
5. Se é isto que vai ser colocado à discussão pública, então não vale a pena perdemos muito tempo, porque a sua organização não obedece àquilo que está previsto na legislação (Dec. Lei 380/99 de 22 de Setembro).
Ana Gil