De: Tiago Cortez - "A Avenida Nova e a Baixa"

Submetido por taf em Domingo, 2007-07-15 18:58

A Baixa é a Cidade do Porto, tudo o resto são subúrbios. Já não se pode urbanizar, pois tal significa retirar protagonismo à cidade existente.

O Porto não é só a Baixa (que urge reanimar e reabilitar), e tendo em conta a dispersão que existe em todo o Noroeste, existe mais que gente para encher e animar a Baixa, e deixar a cidade crescer à volta desta e de outras centralidades. A Foz não é um arrabalde e como tal não deve ser tratada. Só tenho pena de a avenida ser tão estreita, da outra rua prevista ter um traçado com pinta de rodear os micro-fúndios e de a ligação ter uma visão de cidade unicamente municipalista (ainda assim mais vasta que a visão de cidade "baixista"), não ligando a Matosinhos como estava previsto. Na minha opinião uma ligação à Avenida D. Afonso Henriques por meio de um túnel sob o parque da cidade
era o ideal.

Quem me dera que todo o município do Porto e municípios adjacentes fossem uma grande Baixa, com amplos espaços verdes, praças e avenidas largas... Eu aplaudo de pé esta nova avenida! Venham muitas mais como esta, e de preferência que cruzem a Circunvalação.

Abraço.