De: TAF - "Uma «ilha» na Vitória"
A cooperativa a que presido acabou de comprar uma "ilha" na Rua da Vitória, número 64. Trata-se de um terreno de 112 m2 (segundo o registo das Finanças) com 4 "micro-casas" de 2 pisos. Tem dois inquilinos e o restante está devoluto. É uma faixa estreita e comprida, subindo em socalco desde a Rua da Vitória pelo interior do quarteirão em direcção à Rua dos Caldeireiros. Em pleno Centro Histórico, com vistas excelentes em direcção à Sé, perto da Praça da Liberdade e das estações de Metro e de Caminhos de Ferro de S. Bento. :-)
A avaliação feita pelas Finanças atribuiu-lhe um valor patrimonial de quase 62.000 euros, mas o valor de compra foi significativamente inferior.
Estamos agora a estudar as várias opções para o destino a dar ao imóvel. Uma delas é a venda com uma mais-valia aceitável que nos facilite investimentos futuros, outras passarão pela reabilitação do edificado. Tentaremos manter os actuais inquilinos, proporcionando-lhes melhores condições do que as que possuem agora, e procuraremos ocupar os espaços livres. Este é o primeiro de (esperamos!) muitos projectos que se seguirão.
Para financiar esta operação de forma simples e pouco burocrática, recorremos a um conjunto de 3 pequenos empréstimos particulares à cooperativa (eu sou uma das pessoas que participou). Esses empréstimos serão remunerados exclusivamente em função das receitas líquidas obtidas com o projecto, que revertem integralmente para estes financiadores. A cooperativa, que não tem fins lucrativos e pretende promover a reabilitação urbana, actua apenas como uma "ferramenta legal" para concretizar o empreendimento.
Para suavizar o esforço financeiro que fiz, pretendo abrir a iniciativa a um quarto participante, que ficaria com uma "quota" de 25% neste projecto contra um empréstimo de 10.000 euros à cooperativa (eu e os outros dois envolvidos manteríamos também 25% cada um). Os pormenores do acordo a estabelecer (informal qb.) serão explicados em detalhe a eventuais interessados.
O objectivo é promover um caso concreto de reabilitação com investimento mínimo, e envolver novos intervenientes para aumentar a massa crítica em futuras situações de maior vulto. Entenda-se "reabilitação" em sentido lato, incluindo portanto recuperação do edificado, participação dos actuais habitantes e envolvimento de novos utilizadores do espaço, numa perspectiva de sustentabilidade económica, social e ambiental. O desenrolar dos trabalhos será apresentado aqui no blog.
O imóvel poderá alternativamente ser vendido na sua totalidade por 50.000 euros.
Estou disponível por email para taf@etc.pt ou por telefone para o 91-663.03.96.