De: José Silva - "Rui Moreira: entre o mito e pés de barro"
Antes de mais quero dizer que apesar de desconfiar de certas posições do Dr. Rui Moreira, o balanço que faço é sem dúvida positivo e aclamo a sua intervenção em defesa do Norte. Ainda bem que ele existe.
No entanto, não posso deixar de colocar as minhas dúvidas.
1. Apesar de já ter sido debatida aqui a questão do apoio de Rui Moreira e da ACP à linha Aveiro-Salamanca, nunca fiquei totalmente esclarecido. Após as apresentações do professor Manuel Tão sobre o custo/benefício da recuperação da linha do Douro, quase uma «Portela+1» da ferrovia a Norte, fico cada vez mais com a sensação de que Rui Moreira é uma espécie de Portuense. Coerência precisa-se.
2. No debate sobre a fusão de autarquias da AMPorto, Rui Moreira defendeu sempre frente a Rio Fernandes a lógica Gaia-Porto-Matosinhos sem esclarecer porquê. A área urbana do Porto contém também a Maia e Gondomar.
3. Ricardo Rio, PSD Braga, criou a expressão «Primavera Regionalista». Nos EUA foi inventada a expressão «falcões de aviário». Eu acho que por cá também temos os Regionalistas de Aviário, tal como no dia 6 de Outubro de 1910 ou 26 de Abril de 1974 não havia monárquicos ou simpatizantes de direita... Já agora uma história verdadeira. Ainda antes de Rui Moreira ser presidente da ACP, um dos funcionários da associação relatou-me o desabafo de um empresário em 1998: «Agora que eu tenho os circuitos de pressão junto do Terreiro do Paço bem montados, que me derem bastante trabalho a criar, faz sentido apoiar a Regionalização e perdê-los?». Não sei quem era o dito empresário, nem sequer se era associado da ACP. Mais tarde alguém me disse que houve por parte dos empresários a Norte uma sobrevalorização do lobby junto do poder central, e que agora estavam arrependidos...
4. Outro assunto é a recente aproximação de Rui Moreira a Rui Rio. Diz-me com quem andas e te direi quem és. Eis o que escreve sobre Rio um dos seus antigos apoiantes.
5. O envolvimento de Rui Moreira em várias frentes, apesar de ser justificável para fins mediáticos, levanta também questões. A proximidade ao CDS também não é muito sensata numa eventual utilização eleitoral da notoriedade. Todos os políticos nortenhos dos partidos actuais tendem a perder gás na zona de Santarém...
6. Mas o mais revelador de algum descontrolo estratégico é a expressão «Regionalização Política» para além da Regionalização Administrativa e o 1º parágrafo do post de ontem na Baixa do Porto. Rui Moreira está a insinuar separatismo? Vontade não falta a muita gente, mas seria levar para o campo da palhaçada o sério assunto do desenvolvimento a Norte liberto do «business as usual» Lisboeta.
Logo veremos. Certo é que a Blogosfera libertou uma tal vontade de desenvolvimento e liberdade a Norte que a Elite e Comunicação Social tentam recuperar o passo.
Publicado em Norteamos