De: Carlos D. Alves - "A Cidade Oriental"
Sou assíduo leitor do blog "A Baixa do Porto" pois consegue abarcar um grande número de temas com interesse para a região do Porto. Fico sempre com a sensação de que se discutem muitas vezes os temas/assuntos situados a oeste/sul da Baixa do Porto, mas talvez seja impressão minha... (excepção para o Dragão!) Será isto um mal geral da cidade, apenas com vista para o mar e para o Douro? É que relativamente aos serviços e atenção das instituições, também se nota uma menor importância. Apenas alguns exemplos:
Arruamentos degradados: o exemplo da Rua das Antas, conforme se pode ver no site da DECO.
Equipamentos subutilizados: Complexo Monte Aventino, que permanece de costas para a cidade (até a entrada principal está escondida). Parque de S. Roque, com aproveitamento praticamente nulo.
Infraestruturas: Estação de Campanhã, em que o arranjo da área envolvente à entrada é pequenino em tudo: faixas estreitas, áreas para canteiros com ervas daninhas, praticamente sem área de aparcamento para deixar ou apanhar passageiros (os autocarros de turismo costumam deixar os passageiros na rotunda adjacente...). Faixas separadoras e envolventes da Circunvalação (e VCI), onde só há ervas daninhas e lixo.
Serviços: A própria TVTEL, que é uma empresa do Porto, já chegou a Lisboa, mas ainda não conseguiu chegar à Avª Fernão de Magalhães.
Cumprimentos
Carlos Alves
deusalves@gmail.com