De: Rui Encarnação - "Presos, Cães e outros espectaculos culturais"
O Arqt Pedro Aroso laborou nalguns pequenos erros no seu post sobre a protestantite que terá invadido a blogosfera, e não só!
Erro 1 – O site da CMP não é um jornal e não notícia nada (pelo menos não deve ser um jornal, pois a CMP não tem quadro de jornalistas);
Erro 2 - O que foi publicado no site da CMP (mesmo com erros ortográficos) foi uma peça (jornalístico/ propagandística/ pasquim) sobre a oposição do JN e do Director Adjunto à CMP (assunto relevantíssimo para o futuro desta mui nobre urbe)
Erro 3 - As notícias em segunda mão, cheiram sempre a requentado. Principalmente quando resultam de críticas sobre a omissão e, especialmente, se nem sequer admitem a falha (não tenho dúvidas e raramente... me engano!)
Erro 4 - Só se desmistifica uma mistificação. A manifestação/protesto não foi uma mistificação, nem um mito, e os jornais (mesmo sem ser o JN) e as televisões mostraram-na e, com verdade, deixaram os portugueses e os tripeiros ver que ela existiu, com gente suficiente (de borla, sem convite e sem comes e bebes) para rodear toda a praça (até no videozito da CMP se podem ver as 350 alminhas da ponte – ou serão mais?);
Erro 5 - Não vi narizes vermelhos, sapatos grandes, cabeleiras e fatos garridos nos manifestantes (eu, pelo menos, não os levei), nem os vi em pantominas e cambalhotas (pode ser o imobilismo e o silêncio uma nova variedade da arte dos palhaços, quiçá inventada pelo Sr. La Feria). Aliás, as luzes da ribalta incidiam sobre a passadeira vermelha, e foi lá (na passadeira vermelha – humm, coisa de esquerdalha) que passearam as fatiotas garridas!
Erro/dúvida 5 - quando fala em reintegração de revoltosos, referia-se à REINTEGRAÇÃO DAS 40 ALMAS (TRABALHADORES) que lá trabalhavam e que foram escorraçados. Eram esses? É que para esses não pode haver reintegração! Para esses a CMP DIZ QUE O RIVOLI NÃO É GERIDO POR NINGUÉM (nem sequer por ela própria!) e é UM ESPAÇO LIVRE ONDE QUEM QUISER PODE APRESENTAR OS SEUS ESPECTÁCULOS! (Esta afirmação tem, até, prova em documento. Fantástico!)
Erro/Afirmação 6 – A indignação vem quer da forma acintosa e de ataque pessoal, anónima - e de bufaria –, com métodos de polícia política secreta e, sobretudo, a poder configurar crime, como foi escrita e montada a peça no site. Gostava que pensasse se, num qualquer evento, fosse o Sr. Arquitecto filmado, com mulher e filhos, para depois ser montada uma peça e divulgada num site de uma Câmara para sedimentar a acusação de que V.Exª é mentor de uma cabala, como reagiria! Será que gostava? Gostava de ver os seus filhos expostos só porque alguém acha que V.Ex é mentor de uma cabala? Isto já sem falar no atentado contra a liberdade na, eventual, ilegalidade das filmagens e divulgação do filme, na divulgação de endereços de correio electrónico e escritos, e no cariz persecutório da “notícia”.
Mas, como vê, com esta discussão a CMP ainda não revelou aquilo que deve revelar sobre o Rivoli, a estadia do Sr. La Feria e da Dª Ermelinda no teatro...
Já agora, permita, Sr. Arquitecto, perguntar-lhe se pensa voltar ao Rivoli para voltar a assistir ao musical do Sr. La Feria? E se sim, quantas vezes? É que V.Exª já o viu, e assim, como habitante do Porto, poderemos ter a ideia de quantas vezes, em mais de 6 meses, o cidadão do Porto irá ao, e frequentará o, seu Teatro Municipal!
Bem Haja
PS: É pena que o musical não tenha estreado no “galinheiro” da Boavista (circuito) pois está montado desde Maio (para as corridas de Julho) e o Sr. La Feria sempre poupava nos andaimes... e tínhamos circuito até Dezembro!!!