De: Rui Encarnação - "A alucinação colectiva RRRRRRRRRRRRRRR"
Deu-se ontem um caso de gravíssima alucinação colectiva nesta nossa urbe. E, parafraseando o saudoso seleccionador nacional, através de meios audiovisuais!!! O problema surgiu quando inúmeras estações de televisão noticiaram que tinha estreado no Rivoli um musical de La Feria sob um IMENSO PROTESTO DE PESSOAS QUE CIRCUNDARAM TODA A PRAÇA D. JOÃO I MUNIDAS DE UNS SILENTES, MAS RUIDOSOS, ERRES.
Pois, hoje, pela tardinha, o site da CMP, que divulga o que mais importante se passa na cidade, anunciou com brado que o Rivoli tinha aplaudido de pé o tal musical de La Feria, num ambiente de "glamour" (sic), mas DO PROTESTO, NEM VÊ-LO!!! Ora, pois não há que ter dúvidas, nem hesitações, nem receios em afirmar. Aquela gente dos R, aquela populaça que circundava a praça, nunca lá esteve. Nem ela nem nenhum R. Foi um caso flagrante de alucinação colectiva e, parafraseando (esta é repetida) o próprio site da CMP, um caso de jornalismo de duvidosa qualidade.
O que sucedeu, e é bom que os tripeiro saibam, foi glamour, adesão das massas e euforia pela singular oportunidade de poder ver – ao vivo! E a cores! – uma obra de arte tão delicada, arrojada e inovadora desse Criador que, para gáudio e júbilo dos tripeiros, fez-nos o favor de vir a esta cidade iluminar-nos com a sua visão, esclarecida, elevada e superior, do mundo e da sociedade hodierna. E é bom que o site da CMP anuncie para que os tripeiros saibam, para que o povo ouça e veja, pois que, para além da Dª Cinha e da Dª Lili, quase mais nenhum tripeiro por lá se viu... Nem dentro do Rivoli, e como já expliquei (por força do fenómeno de alucinação colectiva ocorrido) nem fora dele.
Tenho, contudo, que ressalvar que não posso afirmar a 100% que lá dentro não estivessem mais tripeiros para além das Dªs Cinha e Lili, pois como o Rivoli, agora e só agora, SERVE A POPULAÇÃO DO PORTO E O POVO DO PORTO, poderia a massa, anónima ou refinada, dos nossos habitantes ter lá entrado à socapa.
É curioso, mas quando acedi, hoje pela tardinha, ao site da CMP e li a “notícia” sobre a estreia do dito musicol, pareceu-me ouvir, qual fundo musical em surdina, alguém que gritava VERGONHA, VERGONHA! Alguma alucinação auditiva, via Internet!