De: David Afonso - "Porto vazio"
Ora aqui está uma boa ideia!
«Domingo, a partir das 15:00h, a Sem Mais Nem Menos*, realiza um safari fotográfico, com partida das n/ instalações. O objectivo é realizar o maior número de imagens de edifícios abandonados no centro do Porto (não é, infelizmente, difícil), com câmaras digitais, telemóveis, etc.
Deste registo far-se-á uma exposição intitulada "Porto Vazio" que encherá as paredes do espaço num manifesto contra o actual estado de degradação a que chegou a cidade.
Há 3 percursos definidos embora os participantes sejam livres de realizarem as suas fotos em quaisquer outros lugares ou dias até à data limite da iniciativa.
O percurso 1 será: Cedofeita/ Carlos Alberto/ Carmo/ Taipas/ Miragaia.
O percurso 2 será: Pr. República/ Almada/ R. Fábrica/ Pr. Liberdade/ Aliados/ Sá da Bandeira.
O percurso 3 será: Marquês/ Sta. Catarina/ S. Lázaro/ Batalha/ 31 de Janeiro.
A participação é gratuita e enquadrada por fotógrafos e arquitectos.
Não é a qualidade artística das imagens que é mais relevante mas a documentação mais extensa possível do estado de abandono a que a cidade chegou.»
«Mesmo que não possa participar neste domingo, faça-nos chegar as suas imagens, entregando-as no nosso espaço até 4ª F. dia 11. A impressão pode ser feita em qualquer suporte, inclindo papel normal.»
Mário Teixeira
[*Rua Mártires da Liberdade, 130]
A propósito:
1. Um excelente exemplo do que se pode ir fazendo para revitalizar a cidade, inventando força onde outros vêem fraqueza: Casa Viva;
2. Em Lisboa são um pouco mais sistemáticos. Não é apenas um safari fotográfico de protesto, mas um movimento cívico (embora, actualmente, um pouco parado): Lisboa Abandonada. O Porto, ainda mais do que Lisboa, precisa de uma coisa destas. Será que não se arranja por aí meia dúzia de entusiastas?...
David Afonso
attalaia@gmail.com