De: JA Rio Fernandes - "Meu caro Rui Moreira"
Meu caro Rui Moreira,
Bem sei que me coloquei a jeito… mas, concordando com muito do que diz, mantenho também o que antes digo. Acrescento também que debate a dois podemos deixar para um almoço e libertar os nossos amigos do blog.
Por isso apenas comento o que traz de novo: o elogio do Dr. Rui Rio pela tenacidade, face ao silêncio dos deputados do Porto, designadamente sobre:
- O Metro do Porto.
Mas não será racional ser-se a favor de transparência e boas contas, com racionalidade na rede (entretanto entupida e com necessidade de carruagens especiais para linhas que deviam ter sido deixadas ao comboio) e prioridades claras (para Este e não para a Boavista, numa segunda linha Boavista-Matosinhos para estragar uma avenida e resolver imbróglios desnecessários)? Têm estado mal os deputados do Porto, deixando a negociação seguir entre Governo e Junta? Não sei porquê!
- A privatização da ANA e a consequente entrega do Aeroporto Sá Carneiro aos futuros proprietários da Ota.
Aqui passo. Não sei que chegue para comentar a matéria, mas dou por boa a sua opinião e fico preocupado. Mas não houve uma visita recente de deputados ao aeroporto? Tenho ideia que sim, mas não estou seguro.
- O TGV Porto-Vigo que afinal não passa no nosso aeroporto, e pelo contrário liga directamente ao TGV Porto-OTA!!!-Lisboa.
Foi óptimo conseguir-se um comboio rápido, quando o “senso comum” (ou o senso lisboeta) já tinha atirado às urtigas. Tenho dados que me permitem acreditar que houve nisso mãozinha de um ou dois deputados do PS Porto. Ainda que sem barulhos, donde o meu amigo só conhecer o silêncio, compreensivelmente. Quanto ao traçado, nada sei, mas vou-me interessar e espero que os deputados do Porto de todos os partidos se interessem também.
- O adiamento do fecho do IC24 que está a congestionar todas as travessias do Douro.
Adiamento? Relativamente a que calendário? Ainda me lembro do Plano Rodoviário que devia estar pronto no final do século passado. O dinheiro como se sabe não é muito e aqui estou com o PSD a reclamar o fim das SCUT, porque não aceito que quem vem da Trofa ou de Penafiel pague para quem vem de Espinho ou da Póvoa andar à borla.
- O esquecimento do Porto e do Douro nos Planos estratégicos para o turismo.
O Plano Estratégico Nacional de Turismo tem o Porto e o Douro como áreas prioritárias de desenvolvimento. O que foi esquecido foi o Minho, assim como o “buraco negro” do “interior do litoral”, a leste de Valongo-Gondomar até Vila Real.
- A ausência de medidas concretas e de incentivos para resolver o problema do desemprego.
Isto não comento. Era preciso um debate, ou pelo menos duas páginas de blog.
Um abraço, para si e para todos, Rio Fernandes