De: Rui Encarnação - "O Reizito da Sucata"

Submetido por taf em Sexta, 2007-05-11 14:57

Se não fosse escandaloso, era triste. Se não fosse triste era patético. Se não fosse patético era significativo e revelador. O Encenador que clama e reclama ser o mago do espectáculo teatral em Portugal, dinamizador de massas, urbes e populaça, de viver e sobreviver sem qualquer apoio Público, veio revelar que, afinal, é de uma competência à prova de qualquer teste.

Então não é que concorreu à concessão da gestão do Rivoli, ganhou-a, e sem assinar contrato nem assumir obrigações, nem pagar nada, está dentro do Teatro, com o teatro por conta e em sua, dele, exclusiva conta. Não conheço nenhum empresário português que algum dia tenha feito um negócio destes. Destes nem na China!!!

E, para além disso, o dito Mago do Musicol ainda se queixa e reclama, porque o Rivoli não lhe serve, e parece que não presta, falta-lhe a robótica e os fumos. E também uma mesinha de som à altura. E isto não pode ser, pois quem empresta(dá) um teatrozinho não pode deixar de o dar com todas as condições, com tudo do bom e do melhor! A CMP tem de – e já!!! – comprar a maquinaria em falta, instalá-la e pô-la em funcionamento. É que se assim não for o espectáculo em preparação não estreia e isso não pode ser! (Quem não anseia por saber como será esse Jesus Cristo Superstar? Como se transporá para o musicol a vida de Cristo? Como é que nunca ninguém teve uma ideia assim?)

Deixo ficar ainda mais duas pequenas notas que ilustram – e como! – a competência desse Mago.

  • 1- Que visão e rigor empresariais demonstra o encenador quando concorre para ficar com a gestão (por 4 anos e seguintes e sabe-se lá que mais...) de um teatro SEM SEQUER ESTUDAR E CONHECER O TEATRO, PELO MENOS NA SUA COMPONENTE TÉCNICA! É que – aprendei povo humilde... -, ao preço que lhe custa (5% de muito pouco, ou quase nada e com cama, comida e roupa lavada) qualquer coisa serve...
  • 2- Que magnífica intuição artística e profundidade de saberes demonstra o Mago, quando retira painéis acústicos – QUE PESAM TONELADAS, CUSTAM FORTUNAS E CUJA COLOCAÇÃO, E AFINAÇÃO, É UMA TAREFA DE ENORME RIGOR CIENTÍFICO (E CUSTO). É que, perdendo-se a acústica da sala já ninguém notará qualquer pequena gralha dos actores cantores e só poderá apreciar e degustar a magia, o glamour, daquelas produções – tão belas e majestosas –.Para além disso, quando abandonar o Rivoli alguém – a CMP – tratará de os pôr no sítio, se quiser!!!

BEM VINDO SR. LA FERIA. A MINHA VÉNIA POR TÃO DISTINTA VISÃO. O MEU OBRIGADO POR TAIS ENSINAMENTOS!
POR MIM, LA FERIA SERIA O MOTOR IDEAL PARA LIDERAR O MOVIMENTO DA NOVA REGIÃO!
--
Nota de TAF: Jesus Christ Superstar