De: Correia de Araújo - "Curiosidades"
Curiosa e estranha esta história da demolição do "saudoso Palácio de Cristal, feito de ferro e de vidro" que havia sido inaugurado em 1865 e acabou ingloriamente derrubado em 1951, isto é, menos de cem anos depois.
Estranha, esta história, porque à luz dos nossos dias ela seria impensável. Curiosa... porque, supostamente, a razão então invocada prendia-se com a necessidade de construir, naquele local, um Pavilhão dos Desportos para acolher, em 1952, o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.
A curiosidade reside em saber PORQUÊ naquele local e não num outro qualquer, quando por essa altura a cidade tinha tanta margem de manobra tal era a disponibilidade de espaço (a OTA, diz-vos alguma coisa?). Lembro, a propósito, o pioneirismo do F. C. Porto que, também por essa altura, construía o seu Estádio, não no centro da cidade, mas sim nas Antas... visões de futuro, está claro!
Sei que hoje o espaço na cidade é exíguo... razão pela qual são afastados, a mais das vezes mal, tantos investidores (El Corte Inglés, Ikea , etc., etc.). Esperemos por dias melhores! Acredito que um dia a nossa cidade vai alargar... ou, pelo menos, irá ter vistas mais largas!
Correia de Araújo