De: TAF - "25 de Abril"
Jorge Garcia Pereira veio aqui levantar uma questão pertinente, especialmente atendendo a que acabámos de festejar o 25 de Abril. :-)
A proposta de José Pulido Valente para a Alameda/Avenida 25 de Abril, a meu ver e tal como o próprio autor explica na sua apresentação, "não se trata, ainda, de arquitectura embora não saiba onde está a fronteira entre esta e o urbanismo. Diga-se que é uma proposta para resolver o espaço criado pela construção da Alameda Vinte e Cinco de Abril e a consequente devastação do tecido urbano. UOPG 20."
JPV apresentou as suas razões por que sim. Um debate esclarecido necessita de eventuais razões por que não. Eu escrevi na altura, há já 3 anos, alguns comentários. Independentemente da solução concreta a adoptar, e das qualidades ou defeitos desta, o debate em si sobre esta zona oriental da cidade é necessário e urgente.
A proposta de JPV tem pelo menos duas qualidades:
- - faz com que o cidadão comum deixe de pensar nos edifícios como meros "caixotes";
- - sendo construida nesta forma ou noutra mais apurada, constituiria seguramente um pólo de atenção e de dinamização dum espaço urbano actualmente tão desqualificado (quase como - e JPV se calhar vai-se irritar com esta comparação... - uma Casa da Música, naquilo que ela tem de positivo).