De: TAF - "Finalmente!"

Submetido por taf em Sexta, 2007-04-20 05:03

- Maia: Instituto da Natureza quer tirar animais do zoológico

Há gente que não percebe o mundo que a rodeia. Há quem olhe para os animais e os veja como "coisas" ao serviço dos humanos, e portanto o seu bem estar é considerado um valor secundário face ao interesse da sua exibição pública para suposto gozo das pessoas. Em 2004 visitei pela primeira vez (e prometi que pela última) o Zoo da Maia. O que se passava lá na altura era verdadeiramente criminoso e, ao que parece, não terá melhorado muito entretanto. Transcrevo abaixo um dos vários contactos que realizei na sequência dessa visita.

--
From: Tiago Azevedo Fernandes
Date: Sep 6, 2004 11:31 AM
Subject: Zoo da Maia
To: mail@jf-maia.pt

Bom dia

Na sequência da conversa telefónica que acabei de ter com o Sr. Presidente da Junta, aqui fica o apontador para o Centro de Interpretação Ambiental em Ponte de Lima. O telefone é o 258733553. Julgo que seria um local viável para a gineta sul-africana que está em péssimas condições no Zoo da Maia.

Na pequena visita que fiz ontem chocou-me especialmente esse caso e o da foca à entrada do parque, num pequeno tanque pouco maior do que ela própria. Se havia muitos casos de animais aparentemente em condições aceitáveis, alguns outros estavam em locais absolutamente impróprios, como estes dois casos referidos. A minha visita foi por isso extremamente curta, pois o incómodo que me causaram estas situações impediu-me de apreciar o que poderia ter sido o resto da visita.

Sublinho também o facto de ser extremamente deseducativo para as crianças que visitam o Zoo observar animais em péssimas condições de alojamento. É nossa obrigação dar exemplo de respeito para com a vida animal e sensibilizar a população para a importância de cada animal ter um tratamento adequado à sua natureza. Manter uma foca numa "banheira" ou uma gineta numa caixa de cerca de dois metros quadrados é "sabotar" completamente qualquer esforço educativo. Não havendo possibilidade de a Junta oferecer melhores condições, os animais deveriam ser entregues a quem deles possa tratar convenientemente. O Centro Ambiental em Ponte de Lima poderá ser uma solução para alguns deles. O Parque Biológico de Gaia também.

Os meus cumprimentos.
--

Em contactos posteriores com o Parque Biológico de Gaia este mostrou-se disponível para acolher a gineta, mas o caso estava dependente da Direcção do Zoo da Maia. Julgo que não teve um fim feliz.

Outros assuntos:

- Linha da Boavista não será entrave: Rio apresenta proposta
- JMP e Governo têm de ceder
- Rio e Governo ultimam acordo sobre Boavista
- Rio disposto a abdicar da Boavista, mas...
- Junta Metropolitana não chega a consenso para o metro

- Respirad'ouro venceu concurso de ideias para requalificação do Estaleiro do Ouro
- Culturporto acusa Autarquia de estar a mentir
- Aumento de corredores bus em discussão
- A casa e o fosso