De: Cristina Santos - "Os autarcas não são melhores porque não podem!"
Sempre que se fala em regionalizar, há alguém que vem dizer que não podemos dar o poder regional aos autarcas do norte, porque são uma desgraça, porque a Nação não pode ser governada por estes protótipos. Para rebater isto, podíamos dizer que a culpa não é dos autarcas locais eleitos por nós Nortenhos, mas sim do poder central, uma vez que a autonomia dos municípios é um dado discutível, os que nós elegemos localmente governam de acordo com as verbas que o governo central disponibiliza, não com a receita gerada localmente. Um processo destes inicia-se dizendo que os nossos autarcas não fazem mais porque não podem, porque o Estado não o permite. Se vamos enxovalhar os autarcas então a culpa é local e não nacional.
O facto de apontar Rui Rio como primeiro moderador da 2ª etapa da regionalização, assenta em 2 factos: é o autarca eleito pela maior cidade nortenha, e tem uma postura apreciada a norte. Estando eleito pode iniciar já a campanha, justificando o que se poderia fazer na Cidade e na Área metropolitana se houvesse regionalização. As parcerias que se poderiam estabelecer em termos de turismo, agricultura e pesca, com todo o Norte. Tem condições para ser ouvido e despertar mentes, porque a cultura e o estado assim o permitem.
O facto de Rui Rio iniciar o trabalho de coesão e divulgação prende-se apenas com os interesses do Porto e não significa que o deva fazer para depois ser eleito ou eleger os do PSD. Significa apenas que é o autarca em funções na maior cidade do Norte, segunda do país e por isso cumpre-lhe essa tarefa, é do nosso interesse que o faça, que exija melhores ligações aos diversos distritos.
Se demorarmos mais tempo, Galiza continuará a sua demanda, Montalegre, Arcos, Viana, Braga, façam um exercício e perguntem a pessoas que conhecem desses concelhos onde vão ao Corte Inglês, se vão a Vigo ou a Gaia? Onde vão à noite, a Orense ou ao Porto? Quem patrocina os eventos nessas terras é o Porto ou é Galiza? E Galiza ao fazê-lo perde dinheiro, então porque esperamos nós? Temos que demonstrar que não participamos na coesão a Norte porque o Governo não permite, as verbas que nos atribui não chegam, se nos unirmos todos temos a lucrar.