De: Rui Valente - "Rio Fernandes"
Caro José Silva
Não entenda esta minha intervenção como o advogar da defesa de Rio Fernandes, mas o seu comentário sobre a "mutação" para benfiquistas do grupo portista PS foi um bocadinho injusto. Presumo que o fez por ignorar que ele é benfiquista (aliás, já aqui o assumiu), caso contrário não faria muito sentido incluí-lo na lista dos (chamemos-lhe assim), "assimilados" do partido PS.
Rio Fernandes, já aqui o afirmei, parece-me ser um homem sério e bem intencionado e é tão portuense como todos nós, e o facto de estar filiado num partido não deve levar-nos a estigmatizá-lo porque, como cidadão, não o merece.
Estou certo que ele estará suficientemente a par - porque consulta este blogue com frequência - das minhas posições marcadamente corrosivas para com os políticos, mas nem por isso me agrada radicalizar o discurso com alguém que, apesar de engajado num partido, tem sido uma boa excepção enquanto político, com a colaboração activa e desafectada que presta a este espaço de cidadania que é (como você mesmo reconhece) "A Baixa do Porto". Rio Fernandes é inteligente e sabe que quando ataco Lisboa, não é a cidade e os seus cidadãos que pretendo atingir, mas apenas o que ela representa como ponto de decisões a nível do país, que é, como bem sabe, de facto vergonhoso.
Já estou a imaginar alguns mal-intencionados a pensar assim: "então, este tipo passa a vida a dizer mal dos políticos e está agora armado em advogado de defesa de um?" Pois é, meus caros amigos, eu ainda tenho o enorme defeito de separar as coisas e de acreditar na intuição. E a intuição diz-me que Rio Fernandes é um homem confiável e boa pessoa (que é o mais importante).
Abraço
Rui Valente