De: Paulo Pereira - "Região Norte"
Fico satisfeito por finalmente se começar a atacar o problema de fundo que é a falta de afirmação política do Norte. Só com um estrutura legitimada pelo voto é que o Norte, com centro no Porto ou noutra qualquer cidade (olhemos para Galiza como exemplo), tem forma de se opôr à absurda centralização registada nos últimos anos. Esta centralização leva ao definhamento progressivo de toda esta região, sem que haja quem possa reagir com eficácia.
É fundamental que todos os Nortenhos lancem o tema regionalização como tema político fundamental desde já, de forma a ser possível um novo referendo no mais curto espaço de tempo. Devemo-nos aliar nesta causa fundamental e deixar de lado pequenas diferenças. A comunicação social do Norte tem uma responsabilidade acrescida em divulgar a discriminação do Norte face a Lisboa, não pode ficar numa indiferença que só beneficia os centralistas.
Posso desde já adiantar que a TVTEL está a dinamizar um canal de televisão por cabo e satélite que será um canal regional do Norte, onde os interesses desta região serão prioritários na sua divulgação, nomeadamente o tema da regionalização. Este canal tem previsto o seu arranque em Setembro deste ano.
Paulo Pereira
paulo.pereira@tvtel.pt