De: Cristina Santos - "Não estará a nossa solução a Norte?"
Espanha demonstra cada vez mais preocupação e empenho com o Norte de Portugal, tem avançado paulatinamente com grandes eventos e patrocínios no interior, aparentemente sem outro interesse que não seja socorrer estas populações cada vez mais abandonadas. Por exemplo, já conhecem Boticas, uma montanha sedutora, neve no Inverno, sol e lagos no Verão?!
Se não conhecem esta maravilha visitem Tui e a exposição/promoção «Boticas a sedução da Montanha». Visitem e depois façamos um raciocínio: vale a pena olhar para Sul, não estará a nossa solução a Norte? - Turismo*, pesca e agricultura?!
Será que ignorando Lisboa, unindo o Norte, gerando sustentabilidade e dividendos, não nos defendemos melhor da tal drenagem?! Sou da opinião de nos agregarmos com o interior, gerar parcerias que nos permitam desenvolver e expandir áreas como Turismo, pesca e agricultura. Porto como grande capital.
E claro está que no que diz respeito ao Porto enquanto 2ª cidade há muita coisa a mudar principalmente nas leis do trabalho, que originaram esta moléstia nos trabalhadores. Temos caminhado para a sociedade plena de direitos e, por este andar, só com automatismos cerebrais é que tomaremos noção dos nossos deveres. Mas isso é outro post, este é para chamar a atenção que se estamos a ser drenados pelo Sul, não podemos ignorar a agregação por Espanha, e em consequência lamentar que a maioria dos portuenses continue só a pensar no Algarve.
Cristina Santos
* Vejam os patrocinadores: Federación Galega de Montañismo