De: F. Rocha Antunes - "Jornadas da Reabilitação - Participação"

Submetido por taf em Segunda, 2007-02-26 22:35

Jornadas da Reabilitação

Meus Caros

Aproveitando os dias que faltam para a primeira das Jornadas, venho propor aos interessados em participar que percam 15 minutos a pensar numa questão que gostassem de ver abordada dentro do tema que me proponho levar à discussão que é, como sabem, "O negócio da Reabilitação: Mitos e Factos" e que enviem para o Tiago para o endereço que ele indicar. Tentarei agrupar as questões por grupos e com isso tornar a participação de todos mais activa.

As Jornadas são um esforço individual de várias pessoas que se dispuseram a concentrar num tema e numas horas todos os interessados em partilhar dúvidas e experiências. Não são conferências, nem palestras. São o resultado da participação de todos os interessados, à volta de um tema e coordenadas por um dos participantes deste novo espaço público que é o blogue. Serão tanto melhores quanto maior for a participação colectiva.

O desafio para a participação nesta primeira sessão é particularmente dirigido aos proprietários, herdeiros, investidores, economistas, financeiros, bancários, avaliadores, peritos, curiosos, que tenham interesse em partilhar o que se sabe ou pode saber sobre o negócio da reabilitação. Mas também é do interesse de arquitectos, advogados, engenheiros, juízes, jornalistas, professores e todos os outros que decidem, precisam e explicam a evolução das cidades e gostavam de fazer o ponto de situação do negócio, ou falta dele, na reabilitação no Porto.

No último livro de Alvin e Heidi Tofler, a Revolução da Riqueza, li que é muito mais fácil ser pessimista que optimista, porque é mais fácil ter razão e porque há sempre muitas razões para se poder ser pessimista. O problema é que se formos sempre pessimistas deixamos de pensar, porque não vale a pena.

Eu, se não fosse optimista, teria que mudar de profissão, porque é impossível ser promotor imobiliário sem ser optimista. E para pensarmos a reabilitação precisamos de pensar mais e melhor no negócio da reabilitação. É esse o desafio que faço a todos, que venham discutir o negócio da reabilitação connosco. Os que escrevem habitualmente e os que são leitores assíduos e nunca escreveram. E se houver algum responsável bancário que leia isto apareça, nem que seja incógnito. Foi por causa de vocês que estas jornadas apareceram, para que pudessem também perceber melhor de que forma a reabilitação pode ser negócio.

Sábado, às 14h30, na ESAP, no Largo de S. Domingos.

Francisco Rocha Antunes
promotor imobiliário

--
Nota de TAF: o endereço de mail referido acima pode ser o habitual pdm@etc.pt, bastando indicar que se destina à Jornada organizada pelo Francisco.