De: Alexandre Burmester - "Metro - 2009?"
Abre a notícia o site da Câmara do Porto:
"A Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai apresentar nos próximos dias ao Governo uma proposta alternativa àquela que o Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, avançou na reunião da passada quinta-feira, referente à construção das novas linhas do Metro, cujo calendário de execução foi classificado de «inaceitável»."
Parece que o governo pretende “apenas” o congelamento de toda a segunda fase da rede do Metro até o segundo semestre de 2009. Não há dúvida que este Ministro deve ter um problema sério de Autismo, por um lado não ouve as milhares de críticas às suas opções de investimento, de onde se destaca a OTA, O TGV, o buraco da REFER e o do Metro de Lisboa, por outro ainda tem a “lata” de fazer propostas pouco sérias como esta.
Esquece o governo as recentes manifestações de desagrado pelas alterações aos transportes públicos, como prova de um mau serviço que se presta?
Esquece as recentes informações sobre a pobreza da região Norte em relação ao centralismo do País?
Lembra e bem que a poupança dos gastos públicos no Metro do Porto ajudarão aos gastos desnecessários nas Ota´s?
Não se contente a Junta Metropolitana com as reivindicações que faz que são correctas e justas e não se esqueça das necessidades da população para as linhas de Gondomar e Gaia, entre outras. (Menos a da Boavista.) Acho que não necessitamos de “Pintos da Costa” nem de “Joãos Jardins”, até porque prefiro outras atitudes e outras posturas, mas espero que a Junta Metropolitana seja firme, porque terá de certeza o apoio de toda a gente.
Alexandre Burmester