De: TAF - "Lideranças"
Estou "em directo" do Seminário promovido pela CCDR-N na Alfândega. Tem-se falado da necessidade de novas lideranças. Até agora quase só tenho visto os "velhos líderes", com inegável mérito, mas são os mesmos de sempre.
Mudança vai haver sempre, mais tarde ou mais cedo. Mas podia ser mais cedo, se fosse em colaboração entre "novos" e "velhos". Fica a sugestão. ;-)
PS: Parece também haver consenso sobre a conveniência em existir um pólo de competitividade e excelência na área das Ciências da Saúde, que inclua também as instituições que estão no Minho. Será este campo aquele em que a região tem maior capacidade de concorrer a nível global. Não é nada que não tenha já aqui sido referido no blog.
PS2: Constato o mal habitual - pouca concretização. A Universidade do Porto ofereceu-se aqui, através do seu Reitor, como motor da mudança. Espero que se assuma realmente como tal em cooperação com a sociedade civil. Aguardam-se ansiosamente os passos seguintes!
PS3: A CCDR-N é um actor muito importante neste cenário se souber adoptar uma postura de "alavancagem" da iniciativa privada, diminuindo os "custos de contexto", promovendo acções de "networking", gerindo com sensatez os recursos do QREN. Há agora mais oportunidades para acções de empreendedorismo social que concretizem, por exemplo, algumas das sugestões que tenho vindo a dar.
PS4: Carlos Lage manifestou a sua convicção de que a Regionalização vai ser referendada em 2009 e implantada em 2010.