De: Cristina Santos - "Bicicletas"
Em relação às bicicletas em Lisboa há pelo menos uma preocupação digna de registo, um grupo de cidadãos aproveitou as renovações urbanas em curso para pressionar a autarquia a criar ciclovias a par das intervenções estruturais previstas.
No nosso Porto há pouco espaço para utilizar a bicicleta, talvez um trajecto desde a Praça Francisco Sá Carneiro – Constituição – Avenida de França – Mouzinho Albuquerque – Avenida da Boavista – Gonçalves Zarco fosse viável, mas obrigava a parques intermédios na Constituição…
Provavelmente em Matosinhos podia ter-se explorado a introdução de ciclovias a par do metro, o terreno convida e há imenso espaço. Na Maia idem. Em Vila Nova de Gaia esperamos que o Dr. Filipe Meneses não se esqueça de incluir uns metros de ciclovias nesses seus projectos que envolvem sempre milhões de euros.
Quanto ao Metro, não tenho conhecimentos para debater o trajecto ideal, mas penso que é inegável a urgência de o fazer chegar às zonas de lazer – Praias, Parque da Cidade, Serralves.
Ps - Los ciclistas piden la pérdida de puntos del carnet - «La bicicleta se ha convertido en el medio de transporte habitual de miles de personas y se calcula que en días laborables se hacen unos 40.000 trayectos en Barcelona y un total de 110.000 en el área metropolitana»