De: Alexandre Burmester - "Ainda o Aleixo III"

Submetido por taf em Sexta, 2007-01-26 18:31

O problema do Aleixo não é um, são muitos. Por mais que conheça o Aleixo, e até já tenha contactado os moradores e ouvido algumas opiniões, não tenho qualquer pretensão de achar que sei qual a solução para os seus problemas.

Não sou tanto da opinião da necessidade de demolição do Bairro, até porque das 5 torres o problema maior apenas reside numa delas. A maioria dos habitantes não são nem desintegrados nem vivem desgraçados. Ao contrário mora por lá muita boa gente, e em condições de fazer inveja à maioria dos bairros sociais. A desgraça existe principalmente quando os seus habitantes têm que fornecer o endereço e dizer que moram no Aleixo, porque a má fama vem da 5ª torre, e vem do tráfico da droga. E esse é o principal factor de desintegração.

Se calhar era esta quinta torre que devia ser demolida, até porque bem vistas as coisas quer do ponto de vista urbano como arquitectónico, nota-se que sempre esteve a mais. No seu lugar bem que poderia ser feito algum equipamento de bairro, como uma creche que funciona espremida no r/c de uma das torres.

Uma vez mais direi que a solução do Aleixo não será esta ou aquela, serão tantos quantos os problemas que tem, e serão principalmente soluções que se constroem com os seus habitantes, por quem pode, sabe, e principalmente quando existe vontade para o fazer.

Aleixo

Alexandre Burmester