De: F. Rocha Antunes - "A importância da renovação do comércio"
Meus Caros
Não resisto a comentar a notícia de que 5 dos 7 membros da direcção da Associação de Comerciantes do Porto apresentaram a demissão aparentemente por se sentirem desconfortáveis com a gestão financeira que Laura Rodrigues faz dos dinheiros que administra. Trapalhices. Mas não são os detalhes da coisa que me interessam, é a oportunidade de renovação que isto representa para um sector essencial da cidade, o comércio.
Comecei, como faço sempre, por procurar na net a informação disponível e deparei logo com um facto que é, por si só, elucidativo: o site da associação ainda vai em Julho de 2004! Por essa razão as notícias e a informação é dessa altura, incluindo a indicação da composição dos órgãos sociais. Deve ter havido algum subsídio para fazer sites na altura, como aparentemente sugere o rodapé do site, e uma vez feito o site nunca mais ninguém o actualizou.
Poderia estar aqui a relatar outros exemplos de anacronismo, mas este é suficientemente claro para perceber que, mais do que as pessoas em si, estamos a falar de mentalidades retrógradas, nada sintonizadas com o presente e muito menos preparadas para enfrentar os enormes desafios do futuro do comércio. Esta Associação conseguiu a proeza de ser a imagem mais acabada de defesa anacrónica dos interesses dos seus membros. Numa região onde as novas tecnologias de informação são líderes de inovação por excelência, em que as grandes superfícies já vendem através da net para muitos clientes que moram no meio do Porto, a Associação de Comerciantes do Porto nem um site é capaz de actualizar em dois anos e meio!
Espero que desta vez os comerciantes modernos e inovadores que já estão a mudar a face do comércio da Baixa tomem nas suas mãos os destinos desta Associação. Vale a pena estarmos atentos aqui na Baixa e acompanhar o que se vai passar, porque é da força destas associações (e até agora da falta dela) que também depende o futuro da Baixa.
Francisco Rocha Antunes
Promotor imobiliário