De: Miguel Oliveira - "Alguns apontamentos"
Gostei muito dos últimos posts contrastando com a monotonia "política" do debate Rui Rio vs Cultura.
Sobre o TGV, a maioria defende (julgo) uma ligação única Lisboa-Porto a Madrid, o famoso "T". Concordo que do ponto de vista económico seja mais barato, mas a solução adoptada pelo Governo, o PI invertido, é sem dúvida a mais completa (ligando dois portos e desenvolvendo o Alentejo e o Centro) e vantajosa quando totalmente construída. O problema é que a ligação Aveiro-Vilar Formoso mantém-se em "águas de bacalhau", tal como a linha Lisboa-Faro. Enquanto a primeira tem o garante de ser a principal via exportadora de Portugal (velocidade elevada, linha mista), a segunda só teria procura seguramente no Verão.
Concordo de resto com a Regionalização gizada por este Governo, baseado em NUTS II. Esperemos que o PRACE seja um avanço seguro e que o referendo seja o mais rápido possível. Dito isto, julgo que foi acertado o "não" à Regionalização anterior, porque o modelo e delimitação das regiões era muito grande e polémico. Aos poucos vamos lá..
Quanto ao PortoCanal, concordo com as críticas no essencial positivas. Gosto principalmente do programa que dá entre as 23h30 e as 24h que dá um resumo do dia com convidados. Também gosto das imagens que dão do Metro e do Aeroporto, mas parece-me um pouco excessiva a colagem nestas duas infra-estruturas como o "must" do Porto.
Do pouco que vejo às vezes, não vejo grandes novidades. Umas entrevistas com agentes locais, o velho insónias da NTV, uma "tribuna livre" copiada da NTV e também pouco mais. Penso talvez que poderiam fazer mais "lobby" pela região Norte, falar mais da Regionalização, mesas abertas com especialistas (não políticos que defendem os seus interesses) de peso sobre temas da actualidade a ver com o Porto, estratégias da cidade em relação ao turismo, economia, transportes, ambiente, etc. Basicamente ganhar credibilidade, fugindo um pouco à programação mais popular que existe sempre nestes canais mais regionais ("dar voz ao povo", culinária, sotaques, treinadores de bancada, etc.). Era também boa ideia aprofundar as iniciativas locais de cariz desportivo, social e económico de sucesso, como "case studies" dando uma boa imagem e exemplo a seguir para outros portuenses (e não só). Não sei se dão, mas também era boa ideia darem o trânsito da AMP de x em x horas (como faz a SIC Notícias), tendo que ter obviamente mais câmaras. (O canal tem que ser indiscutivelmente o melhor na AMP a nível informativo.) Só peço um pouco mais de arrojo e visão
Ainda algumas dúvidas sobre o PortoCanal:
- - O "novo" logo com o anjinho (ou lá o que é...) é mesmo para ficar? Não sei quem escolheu tais coisas mas é de muito mau gosto. Sugiro que voltem ao logo inicial. Só as letras "PortoCanal". É sóbrio, simples e moderno. Não compliquem por favor.
- - O canal vai para o serviço analógico quando? E o site vai abrir ou não?
- - Haverá possibilidade, caso o canal tenha sucesso, de passar para as emissões nacionais (não cabladas) na Região Norte? É uma questão que desconheço, mas convenhamos que um canal regional por cabo é muito limitativo para a maioria das pessoas que não tem TvCabo. Eu também gostava de ter um canal só da região de Lisboa (com notícias da AML) , nisso invejo-vos.
Ainda uma referência ao artigo indicado pelo TAF nas notícias. Concordo especialmente como lisboeta e benfiquista que sou na metáfora quando fala do futebol. Haverá questões que só caberá resolver pelas gentes do Norte e outras pelo Governo, e aí apoio a Regionalização e aponto culpas aos nossos governantes por não a terem executado mais cedo. Mas julgo e tenho a certeza que a Regionalização não vai ser o "milagre" de desenvolvimento de um dia para outro. Poderá ser um primeiro passo, nisso todos concordaremos.
Julgo que apesar de tudo a nível de infra-estruturas tem havido um bom investimento (apesar de insuficiente), não julgo que estas sejam a "razão" do declínio económico da região Norte. Poderá ter algum peso, mas os maiores problemas são de raiz estrutural julgo eu (baixa qualificação, I&D, etc). De resto o declínio de que vocês falam, julgo que na percepção das pessoas de fora existe mais na região Norte e não no Porto. A imagem do Porto é na minha opinião melhor do que antes. Infra-estruturas como o Metro ou novo aeroporto foram essenciais para esta mudança de imagem. Falta "só" a requalificação do centro histórico, mas isso... é uma tarefa a longo prazo.
Cumprimentos
Miguel Oliveira