De: TAF - "Como provar que a «sociedade civil» raramente funciona"
Querem ver por que é que eu estou sempre muito céptico quanto a iniciativas privadas em Portugal baseadas na participação alargada de cidadãos? Seja para protestar contra a nova Avenida dos Aliados, seja por causa do Rivoli, seja a favor da fusão Porto-Gaia, seja lá pelo que for, tudo o que envolva algum esforço ou algum dinheiro raramente funciona. Por razões frequentemente válidas, entenda-se. Falta de tempo. Falta de dinheiro. Outras prioridades mais importantes. Mas noutros casos também por uma enorme inércia, aliada a uma desconfiança permanente e ao receio de "passarmos por patos".
Estava agora, por razões profissionais, a fazer as minhas leituras das novidades que vão surgindo na web. Entre muitas outras coisas, encontrei uma ferramenta destinada à recolha de fundos para iniciativas diversas. Nestes assuntos não há nada como demonstrar na prática aquilo que se diz. Aqui vai: proponho uma recolha de verbas para aquisição de uma máquina fotográfica digital semi-profissional para melhorar a qualidade das minhas fotos que vou publicando regularmente aqui no blog (feitas até agora com uma compacta fraquinha). Não me parece nada de especialmente disparatado, até porque tenho recebido bom feedback a respeito deste meu hábito. Com tanta gente a consultar o blog sem com isso ter qualquer despesa, com a "respeitabilidade" que lhe é também dada pela colaboração com o Público, seria razoável esperar algum acolhimento a uma iniciativa destinada a melhorar este nosso espaço comum. Mas querem apostar que o ponteiro (actualizado em permanência diariamente) não vai sair do zero, nem sequer nesta época de Natal?... ;-) Neste caso nem é grave, evidentemente, o problema é nas iniciativas mais importantes.
PS: Pelos vistos existe um problema técnico com esta ferramenta, pois neste momento (2006/11/15, 00:55) continua a indicar zero quando já recebi 52 dólares de contribuições. Já contactei o suporte técnico da empresa.
PS 2: (2006/11/17, 01:50) O problema técnico supostamente foi resolvido e eventuais novas contribuições serão registadas a partir de agora. Contudo o registo das anteriores não aparece, embora a verba correspondente tenha sido correctamente recebida.