De: Rui Valente - "Rui Rio e a Oposição"

Submetido por taf em Quinta, 2006-11-09 18:01

Tenho sido aqui, e em toda a parte, um dos mais coerentes críticos da gestão de Rui Rio na C.M.Porto. Por isso e se calhar por não estar preso a qualquer tipo de atenções pessoais ou profissionais relativamente à autarquia e ao respectivo presidente, fui sempre fiel às minhas convicções nessa matéria, baseando-as em análises simples e intuitivas como de resto faz a maioria dos eleitores. Raramente entrei pelos caminhos tortuosos da apresentação de soluções porque não é essa a minha função. O que sempre achei foi que Rui Rio não tinha perfil para o cargo e destaquei que a tão disseminada seriedade, embora importante, não bastava para o bom desempenho do cargo.

Rui Rio não tem a mínima capacidade para "negociar" conflitos, antes os promove e agudiza. Depois, continuo a pensar - como sempre pensei - que o seu objectivo principal é alcançar a Direcção Nacional do PSD, o que acredito que consiga, tendo em conta a simpatia garantida do eleitorado lisboeta e o actual "alvo a abater" chamado Marques Mendes que mais não é do que isso mesmo. A política também vive destas dignas estratégias e destas figuras políticas...

Em entrevista dada ao JN de hoje, Pedro Duarte, líder da concelhia do PSD, põe o dedo na ferida com louvável frontalidade. Entre outras coisas diz em relação ao autarca: "contudo, o clima geral de hostilidade que se sente na cidade era absolutamente dispensável", "sou contra o corte dos subsídios pecuniários para a cultura. Não concordo com o corte prévio sem conhecermos os projectos."

Mas... o que faz a oposição? Como qualificar a não comparência dos vereadores do PS à reunião por si solicitada sobre o "Porto Feliz"? O que terá a dizer sobre este assunto o nosso companheiro de route de "A Baixa" e socialista Rio Fernandes? Aprova esta atitude? Gostava de saber a sua opinião.

Se é certo que Rui Rio não serve ao Porto, não é menos certo que Francisco Assis também não.

Estamos fritos.
Rui Valente
--
Nota de TAF: hoje não tive tempo de fazer a revista de imprensa, mas aqui fica uma sugestão de TeoDias - Queixa contra Rui Rio arquivada, assunto igualmente referido no site da CMP. Existe lá também um comentário à entrevista de Pedro Duarte.