De: Rui Cunha - "Irmãzinhas dos Pobres"
Porque se trata de um assunto muito ligado à cidade do Porto venho expor o seguinte:
É do meu conhecimento directo que as Irmãzinhas dos Pobres do Pinheiro Manso atravessam uma grave crise financeira. Alguns dos mais importantes benfeitores têm falecido nos últimos anos e não têm aparecido outros a substitui-los. Por exemplo, um que lhes pagava a electricidade faleceu, e elas estão com dificuldade em poder manter o aquecimento no próximo Inverno. Para os velhinhos o ambiente é essencial à sua sobrevivência. Têm pessoal a pagar e mesmo para os salários estão com dificuldades.
Já no que diz respeito ao vestuário e à alimentação não têm problemas, pois as dádivas têm sido suficientes, seja dos particulares seja do banco alimentar, sobras de padarias e confeitarias amigas, ou mesmo ofertas nas feiras semanais.
Quando da implantação da República a sua casa de Lisboa fechou, mas a do Porto manteve-se aberta, pois os portuenses, designadamente os comerciantes, tomaram a responsabilidade da sua sobrevivência.
Esta Obra não recebe qualquer subsídio do Estado, a nível central ou local. Vive das ofertas dos seus amigos.
Pelo contrário, as exigências que nos últimos anos o Estado tem feito sobre instalações, quadro de pessoal, médicos, psicólogos etc. tem aumentado as suas dificuldades. Felizmente muitos portuenses têm oferecido gratuitamente os seus préstimos profissionais e de voluntariado.
Sinto que é da maior importância vir recordar a RESPONSABILIDADE que a cidade tomou e tem mantido desde fins do século XIX. O Porto não pode deixar fechar uma casa a quem tanto deve e que tanto tem apoiado os seus velhinhos e suas famílias. Temos de seguir as pisadas dos nossos pais e avós, e merecer esta obra insubstituível.
Nas possibilidades de cada um AJUDEMOS ESTA CONGREGAÇÃO, E ASSIM ESTAREMOS A AJUDAR-NOS A NÓS PRÓPRIOS.
Para informação aqui vai o NIB: 001800002191184800130.
Rui Cunha
--
Nota de TAF: Recomenda a prudência verificar junto da Congregação o NIB indicado. As mensagens de email que me chegam não são autenticadas e em teoria poderia haver falsificação do número. Aqui ficam os contactos, obtidos no site da Diocese do Porto.
Congregação das Irmãzinhas dos Pobres - Lar de Idosos - Responsável: Ir. Isabel del S.mo Sacramento - R. Pinheiro Manso, 217 - 4100-412 PORTO - Tel.: 226166190