De: F. Rocha Antunes - "Surpresa atrás de surpresa"
Caro Hélder Sousa
Se calhar supreeendo-o de vez se lhe disser que também não percebo para que existe um Ministério da Economia. Pelo menos nisso estamos de acordo. Aliás, se reparar bem, também me parece que o próprio Ministro da Economia não percebe muito bem para que aquilo serve.
Agora, quanto à Cultura, não me atrevo a dizer-lhe o que é. Mas ocorre-me falar de diversidade, tolerância, serenidade, capacidade de abstração, gosto, tudo isto a propósito da facilidade com que disparou sobre a pretensa ignorância alheia, neste caso a minha. Mas isso é o menos. O mais é a reacção. E a facilidade com que se classificam os outros. Deve ser a tal doença dos carimbos, que afecta tanta gente neste País.
Aprender a viver em comunidade é um exercício de cidadania. E dizem que a Cidade e a Cultura se confudem. Às vezes dá para duvidar. Mas eu não duvido.
Francisco Rocha Antunes
PS. É escusado promover-me a ilustre que eu de ilustre não tenho nada: não pertenço a nenhum partido ou agremiação colectiva com interesses gerais, não pertenço a nenhuma Igreja ou seita, trabalho por conta própria e faço prédios.