Optimizações 

Aqui fica alguma informação sobre um terreno onde pretendo construir, para recolher sugestões e críticas de quem tiver a paciência de pensar neste assunto e orientar a minha decisão.

Trata-se de um espaço na encosta Norte, íngreme, do monte de S. João do Carvalhinho, perto de Santo Tirso. Quem tiver instalado o Google Earth pode vê-lo de cima aqui. Eu gosto do facto de ser virado a Norte: a amplitude da variação térmica e da variação da intensidade luminosa serão menores do que se fosse virado a Sul. Para mim isso é uma vantagem.


O terreno é bastante rochoso. Se por um lado é mais difícil de escavar, por outro presumo que facilite o suporte estável da casa e do próprio solo.

Isto são as vistas que se gozam de lá:





Há um pedido de informação prévia aprovado para a construção de duas moradias aqui. Sem diminuir as exigências de grande qualidade estrutural, pretendo encontrar uma solução construtiva de custo muito moderado. Tenho uma perspectiva muito “minimalista” da construção, no sentido de que privilegio a simplicidade construtiva desde que a qualidade técnica do resultado esteja garantida. Não me preocupa o facto de eventualmente a arquitectura sair da estética corrente no mercado. A abertura de espírito é muito grande, sem que isso signifique menor exigência. Contudo, a prioridade é a "engenharia": é à arquitectura que cabe o desafio de obter uma boa solução sabendo que os custos devem ser baixos. Prefiro definir primeiro uma solução técnica apropriada e só depois detalhar a arquitectura.

Tenho vindo desde há vários anos a contactar diversas entidades como o LNEC, a Univ. Minho, a FEUP, arquitectos e engenheiros especializados, etc., e por vezes aconselham-me opções menos convencionais, recorrendo eventualmente a técnicas de construção seca com componentes metálicos e de madeira (“glulams”), bem como a elementos pré-fabricados. O uso de betão ou Ytong poderá também ser recomendável para algumas partes da construção, sendo que preferia claramente evitar o tijolo e todos os materiais que provoquem entulho em obra.

Outras características que me parecem desejáveis:
  1. canalizações/cablagens em "galeria técnica" (provavelmente no tecto) no interior das habitações e acessíveis em toda a sua extensão;
  2. organização flexível do espaço interior (com Pladur/Fermacell, etc.), permitindo eventualmente soluções do tipo “open space” ou modificação posterior da tipologia;
  3. acabamentos de custo moderado e boas características técnicas, pensados à partida para serem simples de executar;
  4. recurso a componentes "standard";
  5. duração muito curta do tempo necessário para a obra.

Esta seria uma experiência onde um dos clientes seria eu próprio, mas gostava de alargá-la a futuros projectos, embora de natureza diferente (especialmente recuperação de edifícios na Baixa do Porto).

Em resumo: não me interessa fazer algo "diferente" só para ser diferente. Se as soluções "normais" forem boas, óptimo. Se houver melhores opções e quem as saiba aplicar com fiabilidade neste local, cumprindo os regulamentos todos, estou disposto a aceitá-las. Basicamente, quero retirar as "complicações" e acabamentos "luxuosos", mas manter uma arquitectura de qualidade com custos moderados. Pensado que cada tostão tem de ser bem gasto, porque custa a ganhar... :-) E que poupar na qualidade técnica e de projecto costuma sair caro.

O programa.

Há aqui espaço para duas moradias unifamiliares, uma delas maior do que a outra. O programa não é rígido e também depende das ideias que surgirem.

Quanto à maior, apesar de ser uma moradia unifamiliar, preciso de uma divisão interior preparada uma habitação normal (150, 180 m2), com mais 2 ou 3 espaços "independentes qb." tipo "micro-apartamento" ou pequeno escritório (para mim próprio ou para familiares), além de um anexo para funcionar como oficina de Escultura (onde há ruído). Deveria poder ser expandida mais tarde, se fosse necessário. Dado que o único acesso é a partir da estrada que se vê na foto, terá que ter elevador para permitir a entrada de pessoas idosas.

A moradia mais pequena não tem para já nenhum requisito especial, é para venda e só seria construída após se encontrar um comprador para ela, que entregaria o seu próprio programa.

Já tenho uma proposta para a moradia maior, recorrendo a uma estrutura em betão. É uma proposta. Estou interessado em analisar outras soluções, possivelmente completamente diferentes a todos os níveis. De qualquer modo aqui ficam algumas imagens.



Mais dados em PDF: Alçado Principal, Alçado Sul, Piso2, Implantação. Nesta proposta a garagem é escavada no terreno, ao nível da estrada.




Eventuais inspirações:



This page is powered by Blogger. Isn't yours?