Desafio à sociedade civil 

Na sequência de algum feedback que fui tendo após a publicação do texto sobre “O financiamento do blog”, resolvi lançar uma iniciativa paralela, complementar à procura de um patrocinador para A Baixa do Porto.

Sempre fui, e continuo a ser, bastante céptico sobre a vontade de as pessoas concretizarem iniciativas de intervenção cívica quando elas exigem algum trabalho ou implicam algum dispêndio de dinheiro. Daí a minha tentativa de encontrar uma entidade patrocinadora, em vez de propor a contribuição voluntária dos participantes. Compreendo também que por vezes não se trata de uma questão de vontade, mas sim de falta de recursos – afinal a crise não é apenas virtual e poderá haver outras prioridades.

Manter um blog como A Baixa do Porto é muito mais do que trabalho técnico e de editor. Exige tempo de leitura de notícias, visita e participação noutros blogs, envolvimento na vida cívica da cidade. Por vezes é também necessário algum estudo mais especializado sobre o que está em causa. Veja-se o caso do Metro na Boavista, por exemplo. Ou a génese da SRU. Ou o debate do PDM.

Manter um blog como A Baixa do Porto é também passar do virtual ao real, promovendo encontro de interesses e solidificando uma rede de contactos. É servir de catalizador na cidade e na região. É ter opinião e suscitar o aparecimento de opiniões diferentes. É fazer lobbying a favor de uma “política open source”.

É para tudo isso que eu quero “comprar tempo de trabalho” para mim próprio e, quando necessário e adequado, para colaboradores meus. Quanto maiores as receitas, melhores as “ferramentas” de que dispomos e portanto maior o impacto esperado da actividade centrada n’A Baixa do Porto.

Por isso, e atendendo à disponibilidade preliminar manifestada por algumas pessoas, resolvi criar n’A Baixa do Porto uma nova possibilidade: a de haver “sub-blogs” privados. Passo a explicar.

  1. Estabelece-se o montante mínimo de 100 euros mensais (não há máximo :-) ) para contribuições voluntárias, por transferência bancária regular a favor de Terras do Vento Norte, C.R.L., NIB=0033.0000.0004.9108.966.08, relativamente às quais será naturalmente passado recibo.


  2. Estes patrocinadores individuais terão direito, se assim o desejarem, a possuir o seu próprio blog num endereço do tipo http://fulanodetal.taf.net/ (ou outro qualquer que possuam), à semelhança do meu próprio blog em https://taf.net/opiniao/. A publicação de opinião nesses espaços será livre e poderá ser feita sem qualquer intervenção da minha parte. Reservo-me contudo o direito de cancelar este serviço caso a natureza dos conteúdos seja por mim considerada completamente inaceitável (casos de pornografia, difamação, boçalidade, etc.)


  3. Haverá n’A Baixa do Porto um apontador permanente para esses blogs privados (equivalente ao apontador para “TAF – Opinião”) e também a chamada de atenção para eventuais actualizações em conjunto com a revista de imprensa que faço quase diariamente.


  4. Dos textos publicados nesses blogs será também colocada cópia no próprio A Baixa do Porto segundo os critérios de aceitação que eu tenho vindo a aplicar. Neste caso mantém-se portanto a “censura prévia”. ;-)


  5. Tal como a gestão d’A Baixa do Porto, a gestão das verbas eventualmente recebidas será da minha inteira responsabilidade e terá a aplicação que eu próprio considerar mais adequada. Pretendo ser avaliado pelos resultados da minha acção e não por análises contabilísticas. :-)

Vamos ver no que isto dá, se a sociedade civil funciona ou não.
Que eu saiba, este seria um caso inédito em Portugal. :-)

(originalmente publicado aqui)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?